O cangaceiro na França
do Festival de Cannes ao lançamento nas salas de cinema
Palavras-chave:
O cangaceiro, Festival de Cannes, distribuição cinematográfica, cinema brasileiro, FrançaResumo
Este artigo examina a passagem do filme O cangaceiro, de Lima Barreto, nas salas de cinema da França, cujo circuito exibidor se estendeu regularmente por oito anos (1953-1960) e ainda contou com sessões esporádicas entre 1961 e 1982, somando mais de 1,7 milhão de espectadores, feito inédito para um filme brasileiro até os dias de hoje. Para isso, será analisado o papel da distribuidora norte-americana Columbia Pictures, assim como os reflexos da exibição e premiação do filme no Festival de Cannes de 1953. A pesquisa apresenta e destrincha dados estatísticos históricos e inéditos obtidos no Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC) e também avalia a recepção da crítica francesa em textos consultados nos periódicos da Bibliothèque Nationale de France (BnF) e da Cinémathèque Française.
Referências
AUTRAN, Arthur. Ilusões, dúvidas e desenganos: a Vera Cruz e o Cinema Independente frente à questão da indústria. In: GATTI, André Piero; FREIRE, Rafael de Luna. (org.).
Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira. Rio de Janeiro: Caixa Cultural: Tela Brasilis, 2009.
BAZIN, André. Pour un festival a trois dimensions. In: Cahiers du Cinéma, Paris, n. 23, p. 5-15, maio 1953.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CALIL, Carlos Augusto. A Vera Cruz e o mito do cinema industrial. In: MARTINELLI, Sérgio. (org.). Vera Cruz: Imagens e histórias do cinema brasileiro. São Paulo: A Books, 2002. p. 164-172.
CETTE semaine sur les écrans de Paris. In: Le Figaro, 16 set. 1953.
CHAUVET, Louis. « O cangaceiro » (Sans Peur, Sans Pitié). In: Le Figaro, 21 set. 1953.
CHEVALLIER, Jacques. “O’cangaceiro” et le film d’aventures. In: Image et Son, n. 66, p. 13, out. 1953.
CRETON, Laurent. Histoire économique du cinéma français dans les années 1950 et 1960: quelques analyses sur la fréquentation, la concentration et les parts de marché. In: VEZYVROGLOU, Dimitri. (org.). Le cinéma: une affaire d’État (1945-1970). Paris: Direction de l’information légale et administrative, 2014. p. 103-120.
DONIOL-VALCROZE, Jacques. Notes sur d’autres films. In: Cahiers du Cinéma, n. 28, p. 62-63, nov. 1953.
FIGUEIRÓ, Belisa. Coprodução de cinema com a França: mercado e internacionalização. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018.
FIGUEIRÓ, Belisa. O cinema brasileiro no Festival de Cannes (1949-2017): Políticas de internacionalização e abertura de mercado. 2023. 342p. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023.
FRANÇA. Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC). 1953 – Toutes les données chiffrées/Le box-office. Paris, 2019. Disponível em: <https://www.cnc.fr/cinema/etudes-et-rapports/box-office/boxoffice-1953_975178>. Acesso em: 15 fev. 2024.
GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso da Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1981.
LES PROJECTIONS de la Deuxième Journée. In: Le Film Français, p. 4, 01 maio 1953.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.