Figuras traçadas por som e luz

a encenação aural de Ex-Pajé

Autores

Palavras-chave:

cinema documental, som cinematográfico, mise en scène, cosmologias ameríndias

Resumo

Este artigo investiga o som na mise en scène do documentário Ex-Pajé (2018) de Luiz Bolognesi. Nas sociedades indígenas, as visões de mundo são equivalentes às "audições de mundo", com o ouvido (yapú) sendo central para o pensamento (Bastos, 2012). Tendo como metodologia a análise interna de imagem e som (Aumont; Marie, 2009), o estudo examina como o som modifica cenas e o sentido do filme, propondo que os sons fundamentais e arquetípicos da floresta - fonte da riqueza sonora dos rituais de cura dos Paiter Suruí - são integrados na imagem para criar "efeitos audiovisógenos" (Chion, 2009), especialmente os "efeitos de significado", fundamentais na construção da mise en scène do filme.

Biografia do Autor

Raquel Salama Martin, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Salama Martins, R., & Serafim, J. F. (2025). Figuras traçadas por som e luz: a encenação aural de Ex-Pajé. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e68339. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/68339

Edição

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