As múltiplas faces de Clarice

um estudo sobre o lugar do migrante na literatura de Clarice Lispector

Autores

Palavras-chave:

migração, eu e o outro, imagem de si, identidade e diferença, o estranho-familiar no estrangeiro

Resumo

Levando em conta a fragilidade da personagem Macabéa, esse artigo procura compreender como construir um Eu saudável, autêntico e fortificado em um meio tão empobrecido, que constantemente a renega. Além disso, a história da própria escritora será abordada para se pensar o lugar do migrante dentro do país de destino, e como sua escrita, fala, seus personagens e romances possibilitam que ela encontre mais do que um refúgio, mas uma identidade própria calcada na alteridade, no Outro de si mesma. Ecoando de forma retumbante em identificações múltiplas – e sendo acolhida e legitimada em outra cultura, assimilada como dela. A questão metodológica que se coloca é organizar e revisar a literatura de forma interdisciplinar (por meio da técnica do snowballing), usando autores contemporâneos tanto da comunicação social como da psicanálise da cultura.

Biografia do Autor

Leonardo Feijó, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formado em Comunicação Social pela PUC-Rio, com dupla habilitação em Cinema (2014) e Publicidade e Propaganda (2017). Além da formatura em Psicologia na PUC-Rio (2021), tem formação em Tecnologias e Mídias Digitais e Neurociência e Cognição. Mestre em Psicologia Social na UERJ (2022 -- 2024) e formado na especialização em Psicoterapia de Família e Casal (2022 -- 2023). Doutorando na UFRJ, pelo programa de Teoria Psicanalítica (2024 -- 2028). Realizou intercâmbio de longa duração para a Universidade Nova de Lisboa em 2015, pelo curso de Comunicação Social. Intercâmbio de longa duração para Universidade de San Diego em 2019, pelo curso de Psicologia. Intercâmbio de curta duração com bolsa para a Universidade de Oslo.    

Regina Gloria Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fundadora e presidente dos Colóquios Internacionais Fronteiras Abertas para o Século XXI (12 edições). Ainda em Salvador, entre 1968-1984 foi professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e
fundou o Curso de Psicologia com outros colegas. Em 2012, foi agraciada com o Título de Honra ao Mérito da Universidade Agostinho Neto (Angola) e várias cartas de homenagens pelos trabalhos realizados na França, na Espanha e no México. No momento, é bolsista do CNPq da modalidade EXP-B e coordenadora do Núcleo RJ de pesquisa com bolsistas e professores, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS), intitulada Mulheres Migrantes negras em diáspora no Brasil: Cartografia
das Opressões. Professora permanente e voluntaria do PPGPS-UERJ. Em Paris, desenvolveu suas pesquisas de Pós-Doutorado na Secours Catholique CARITAS, France (2018) e no Brasil na CARITAS (2017).

Referências

ALENCAR, Katya Queiroz. Lispector e A hora da estrela: Estética Literária e Diálogos com a Tradição. XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros – Ética, Estética, Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2011, Curitiba.

BAKHTIN, Mikail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BOCK, Ana Maria; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 14. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 1. p. 368.

CARVALHO, Luiz Fernando. Aprendi com Van Gogh a associar palavra e imagem, diz Luiz Fernando Carvalho. Folha de S Paulo, São Paulo, 14 out. 2018

DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

FEIJÓ, Leonardo. Entre o Eu e o Outro: Um ensaio acerca da subjetividade, dos processos migratórios e das produções artísticas. 215 pgs. 2024. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), Rio de Janeiro, 2024.

FOUCAULT, Michael. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HEGEL, F. Fenomenologia do Espírito, parte 1, tradução Paulo Menezes, editora Vozes, 2 edição, 1992

GUIDIN, Márcia Lígia. Roteiro de leitura: a hora da estrela de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1996.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999a.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1964a.

LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. In: LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964b.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1960.

MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratrusta. Trad. Paulo César de Souza. [S.l.]: Companhia de Bolso, 2017.

REINHEIMER, P. Imigração e arte: o acúmulo de documentos e objetos como forma de construção de si. Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, V.13 no1, 2015.

SEGOLIM, Fernando. Poesia, transgressão, utopia. São Paulo: Edusp, 1992.

VANIER, Alain. Temos medo de quê. Ágora, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 285-298, 2006.

Downloads

Publicado

2025-12-21

Como Citar

Feijó, L., & Gloria Andrade, R. (2025). As múltiplas faces de Clarice: um estudo sobre o lugar do migrante na literatura de Clarice Lispector. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e68402. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/68402

Edição

Seção

Artigos | Articles