A comunicação governamental em prefeituras de pequeno porte
a notícia como instrumento de análise
Palabras clave:
comunicação pública, comunicação governamental, notícia, assessoria de imprensa, administração públicaResumen
A produção e publicação de notícias por meio de instituições, públicas ou privadas, são reconhecidas como ferramentas de comunicação organizacional. Essa prática, geralmente realizada pela Assessoria de Imprensa, envolve a produção de conteúdo informativo para a mídia (press-releases) ou para canais oficiais próprios, como sites e redes sociais digitais. Este artigo busca compreender quais notícias são produzidas e publicadas por prefeituras de municípios de pequeno porte no Brasil, que representam 69% do total de municípios, tendo como objeto empírico três municípios catarinenses: Campo Alegre, Corupá e Garuva. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos da Comunicação Pública, Comunicação Governamental e Assessoria de Imprensa. A metodologia se baseia na Análise de Conteúdo, com um corpus formado por 65 notícias publicadas nos portais oficiais das três prefeituras. Para a discussão dos resultados, foram definidas três categorias de análise: características do texto jornalístico; uso de fontes e citações; editorias e temáticas. Os resultados indicam que não há um padrão consistente na produção de conteúdos noticiosos entre as prefeituras analisadas. Enquanto uma prefeitura não usa fontes nem citações, outra faz uso excessivo de citações da prefeita. Em todas as prefeituras, predominam notícias que relatam eventos ou acontecimentos passados. Como contribuição original, o estudo amplia o debate sobre a comunicação pública ao evidenciar como a produção noticiosa se configura em municípios de pequeno porte, um contexto ainda pouco explorado na literatura, revelando desafios e potencialidades da prática comunicacional nesse âmbito.
Citas
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BERTOT, J. C. et al. Promoting transparency and accountability through ICTs, social media, and collaborative e‐government. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 6, n. 1, p. 78–91, 2012. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/17506161211214831/full/html. Acesso em: 16 out. 2020.
BEVIR, M. Governança democrática: uma genealogia. Revista de Sociologia e Política, v. 19, n. 39, p. 103–114, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782011000200008&lng=pt&tlng=pt.
BRANDÃO, E. P. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, J. (org.) et al. Comunicação Pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BRASIL, Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BUCCI, E. O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CAMAJ, L. The Media’s Role in Fighting Corruption. The International Journal of Press/Politics, v. 18, n. 1, p. 21–42, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1940161212462741.
CANEL, M. J., & SANDERS, K. Government Communication. In: MAZZOLENI, G. (org.). International Encyclopedia of Communication Online, 2011.
CANEL, M. J.; SANDERS, K. B. Government Communication. In: MAZZOLENI, G. (org.). The International Encyclopedia of Political Communication: Wiley, 2016.
DE OLIVEIRA, A. G.; PISA, B. J. IGovP: índice de avaliação da governança pública — Instrumento de planejamento do Estado e de controle social pelo cidadão. Revista de Administracao Publica, v. 49, n. 5, p. 1263–1290, 2015.
DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FENAJ. Federação Nacional dos Jornalistas. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Vitória: FENAJ, 2007. Disponível em: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf
FERRARETTO, E. K.; FERRARETTO, L. A. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Summus Editorial, 2009.
FILGUEIRAS, F. Além da transparência: accountability e política da publicidade. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, v. 84, n. 84, p. 65–94, 2011.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, P. G.; MATOS, H. Quem é o cidadão na comunicação pública?. In: MATOS, H. (org.). Comunicação pública interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 141–167.
GOMES, W. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Insular, 2009.
HASWANI, M. F. Comunicação pública: bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, 2013.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Malha Municipal Digital e Áreas Territoriais. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101998.pdf. Acesso em: 20 abril 2023.
KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, p. 71-96, 2012.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação Pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação Pública: Interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, p. 13-30, 2012.
LAGE, N. Ideologia e técnica da notícia. Florianópolis: Insular, 2012.
LARA, M. H. de. Jornalismo a serviço de quem? Produção informativa em assessorias de imprensa de prefeituras do interior do Paraná. 2017. 128 f. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
LESSA, A. S. Comunicação pública versus comunicação do governo: estudo de caso sobre o Portal de Notícias do Poder Executivo de Goiás. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Goiania, 2017.
LUZ, A. J. Comunicação pública e memória das cidades: a preservação dos sistemas de comunicação nos sites das capitais brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MACHADO, M. B.; MOREIRA, F. Jornalismo e informação de interesse público. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 27, p. 117-124, 2005.
MADURO, M. C. B.; MIOLA, E. COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO EM XEQUE: a importância de um marco legal. In: 10º COMPOLÍTICA, 2023, Fortaleza. Anais. [...] Fortaleza: 2023.
MANIN, B.; PRZEWORSKI, A.; STOKES, S. C. Elections and Representation. In: DEMOCRACY, ACCOUNTABILITY, AND REPRESENTATION: Cambridge University Press, 1999. p. 29–54.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: editora Atlas. 7. ed. 2010.
MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, E.; SIEBRA, N. Jornalismo, assessoria de imprensa e seus condicionantes organizacionais: uma reflexão a partir das teorias do jornalismo. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 13, n. 25, 2014.
MATOS, H. (2012). Comunicação pública: Interlocuções, interlocutores e perspectivas. ECA/USP.
MELLO, D. L. de. Governo e administração municipal: a experiência brasileira.
MICK, J. Accountability e governança do trabalho jornalístico: como a cooperação entre jornalistas no setor público aprimora a prestação de contas do executivo federal. 2021. Brasília: Enap, 2021. 89 p. : iL – (Cadernos Enap, 79).
MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. Abordagens teóricas e definições mínimas na pesquisa em Comunicação Pública: construindo o conceito de Comunicação Pública de Estado. Organicom, n. 45, 2024.
PASQUINO, G. Accountability. In: THE INTERNATIONAL ENCYCLOPEDIA OF POLITICAL COMMUNICATION: Wiley, 2016. p. 1–4. E-book. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/9781118541555.wbiepc224.
Revista de Administração Pública,v. 35, n. 2, p. 79-96, São Paulo, 2001.
ROSSO, Aline Louize Deliberali. O Capital Simbólico do Campo Jornalístico: disputas e códigos compartilhados entre jornalistas de mídia e assessores da ALESC. 2017. 384 f. Tese (Doutorado em Sociologia Política) o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
SALAVERRÍA, R. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. 2014. p. 25-53.
SANT’ANNA, F. Mídias das fontes. Brasília: Senado Federal, 2009.
SCHUDSON, M. The Shortcomings of Transparency for Democracy. American Behavioral Scientist, v. 64, n. 11, p. 1670–1678, 2020.
SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em jornalismo e mídia, v. 2, n. 1, p. 95-107, 2005.
WEBER, M. H. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, M. H.; COELHO, M. P.; LOCATELLI, C. (Org.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, p. 23-56, 2017.
WEBER, M. H.; CARNIELLI, F. Z. A comunicação de instituições públicas e o paradoxo da visibilidade estratégica. Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 25, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença