Roteiro em novas mídias: uma abordagem a partir da teoria da linguagem
Palavras-chave:
novas mídias, linguagem, roteiroResumo
Inerente às narrativas interativas em meios digitais, a forma database, descrita por L. Manovich, desafia o próprio conceito de roteiro do modo como este foi concebido a partir de modelos tributários do drama aristotélico. Nesse contexto, advogamos que uma melhor compreensão do funcionamento da linguagem, a partir da teoria linguística de L. Hjelmslev, pode ajudar a repensar a roteirização nas novas mídias. O objetivo é mostrar como nos dois eixos que organizam a linguagem – sintagmático (combinações) e paradigmático (seleções) – há, agora, o predomínio do último sobre o primeiro, invertendo a hierarquização observada nas narrativas lineares e sequenciais e transformando as estratégias por meio das quais pensamos as histórias. Aproximando Hjelmslev e Manovich, a ideia é apontar os modos de funcionamento da linguagem como instrumento heurístico para pensarmos um modus operandi na roteirização de formatos em database, assumindo a permutabilidade como sua propriedade fundamental.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-11-15
Edição
Seção
Artigos | Articles
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.