Sentido Visual e Vetores de Imersão: regimes plásticos da implicação do espectador nas formas visuais do fotojornalismo

Autores

  • Benjamim Picado universidade federal fluminense

Palavras-chave:

fotojornalismo, espectador, imersão

Resumo

Propomos examinar aspectos da discursividade visual do fotojornalismo e sua relação com o papel ativo da instância espectatorial. Considerado o quadro patêmico e sensorial da significação visual destas imagens, o artigo constata a consolidação de um modelo da rendição fotográfica baseado no princípio da atualidade, plasticamente manifesto na espacialização do instante, como elemento central dos processos de implicação do espectador. Nesta dimensão estética do testemunho visual, invoca-se também o ethos das imagens de sofrimento – e o princípio da reciprocidade que elas mantêm com o olhar do leitor, assim como a desdramatização do instante no fotojornalismo contemporâneo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Benjamim Picado, universidade federal fluminense

doutor em comunicação e semiótica, pesquisador na área da discursividade visual, professor de semiótica e estética da comunciação

Downloads

Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Dossiê | Dossier