Classe média anunciada: representações de classe e distinção social no discurso publicitário

Autores

  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz Universidade Federal de Santa Maria
  • Veneza Mayora Ronsini Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Centrado nas dimensões simbólicas e materiais do consumo, este artigo tem como objeto central de análise anúncios publicitários voltados para a classe média que, independente do produto anunciado, têm o trabalho como tema transversal. Ancorado teoricamente na perspectiva do habitus de classe desenvolvida por Pierre Bourdieu, o texto procura identificar as relações estabelecidas entre diferentes capitais como forma de refletir a conformação dos padrões de consumo e estilo de vida desta camada sócio-econômica.

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Biografia do Autor

Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisadora do CNPq

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Publicado

2012-06-27

Edição

Seção

Dossiê | Dossier