O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière

Autores

  • Marcelo Carvalho Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Resumo

Este artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Doutorando do PPGCOM da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), onde desenvolve pesquisa sobre o cinema com apoio de bolsa do CNPq. Mestre em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio. E-mail: marcelocarvalho.0001@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Dossiê | Dossier