Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará.
  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

internet, democracia, representação, eleições, campanhas online

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar linhas gerais de transformações em três dimensões das campanhas online: (1) provimento de informação política, (2) oferta de mecanismos de participação e (3) promoção de transparência. Tais transformações, paradoxalmente, têm se revelado uma espécie de tendência nos padrões de administração das campanhas mais recentes. Nesse sentido, uma vez que os candidatos, caso desejem legitimar suas posições políticas perante o eleitorado, veem-se forçados a oferecer aos usuários informação política em abundância, bem como mecanismos de intervenção e de transparência, defende-se a ideia de que as exigências de aperfeiçoamento feitas à democracia como um todo acabam sendo transferidas aos próprios concorrentes à deputação.

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Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará.

Francisco Paulo Jamil possui Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará (2002), com certificado "Magna Cum Laude". É Mestre (2004) e Doutor (2008) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-Doutorado concluído na Universidade Federal de Minas Gerais (2009), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PRODOC/CAPES). Entre janeiro e dezembro de 2006, seguiu estágio de doutorando no exterior (modalidade "sanduíche") na Saint Louis University, Missouri, Estados Unidos (Department of Philosophy). É líder do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC). É professor efetivo (Adjunto I) da Universidade Federal do Ceará e pesquisador credenciado (permanente) do PósCom (Mestrado em Comunicação da UFC). Tem projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Edital 002/2010). Organizou, juntamente com Wilson Gomes (UFBA) e Rousiley Maia (UFMG), o livro "Internet e Participação Política no Brasil" (Editora Sulina, 2011). Atua, especificamente, na área de Comunicação, Política e Tecnologia, examinando os seguintes temas: teoria democrática, deliberação pública, participação política, governo eletrônico, ciberdemocracia e demais aspectos relacionados aos new media.

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal da Bahia.

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Governo Eletrônico e Democracia Digital (CEADD). Bolsista CNPq.

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Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

Artigos | Articles