1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento

Auteurs-es

  • Marialva Carlos Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

Mots-clés :

Televisão, Multidão, Passeata dos Cem Mil

Résumé

O artigo analisa as imagens produzidas pela televisão acerca do movimento de 1968, no Brasil, tomando como material empírico privilegiado as emissões produzidas pela TV Tupi do Rio de Janeiro, sobretudo a Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1968. Antes reflete sobre a construção histórica da ideia de multidão no Brasil, para em seguida mostrar como a televisão é o lugar de visibilidade para a apresentação da multidão como imagem síntese do século XX.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Marialva Carlos Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

Professora Titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Cultura da UFRJ. Vice-presidente da INTERCOM. Pesquisadora 1D do CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-10

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles