Publicidade e internet: a difícil convergência

Auteurs-es

  • Maria Eduarda da Mota Rocha UFPE

Résumé

Desde a crise do fordismo, a concorrência entre as empresas tem se traduzido em uma busca ainda mais frenética pela atenção do consumidor às mensagens publicitárias, o que levou ao que chamamos aqui de saturação da audiência, isto é, a banalização dos anúncios diante da sua multiplicação. Essa saturação é agravada quando o aumento dos custos de veiculação nos meios de comunicação de massa estimula os publicitários a buscarem novas formas de interpelação do consumidor. Nesse cenário, não seria de esperar que a internet despontasse como uma rota privilegiada de acesso ao consumidor? No entanto, a sua relevância para a publicidade tradicional é pequena no Brasil. Pretendemos então demonstrar esse fato, analisar algumas opiniões recorrentes a esse respeito, dentro do campo publicitário, e explicá-lo à luz de uma compreensão da dinâmica publicitária mais abrangente. Nesse percurso, poderemos dar alguma contribuição ao debate sobre as consequências do advento da internet para o sistema de comunicação e a cultura.

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Comment citer

Rocha, M. E. da M. (2009). Publicidade e internet: a difícil convergência. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (17). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2104

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