FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA E GESTICULAÇÃO: COMPREENDENDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA CEGA
Palavras-chave:
Fluência, Disfluência, Gesticulação, Aquisição da Linguagem, Criança Cega.Resumo
Este trabalho propõe investigar a relação entre fluência/disfluência e gesticulação de uma criança cega entre um ano e dez meses a dois anos e sete meses de idade, de forma a compreender a aquisição da linguagem numa abordagem multimodal. Para essa investigação longitudinal, analisamos produções vocais e gesticulações da criança cega na interação com a mãe. Inicialmente, as produções vocais da criança foram caracterizadas por fragmentos sonoros monossilábicos, constituídos por blocos prosódicos repetitivos. Ao longo do tempo, as produções vocais foram tornando mais fluentes. Esses dados mostraram que a fala fluente/disfluente relaciona-se com gesticulação de modo integrado e indissociável.Downloads
Publicado
2014-10-21
Como Citar
DA FONTE, R. F. L. (2014). FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA E GESTICULAÇÃO: COMPREENDENDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA CEGA. Intercâmbio, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20967
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2014 Renata Fonseca Lima DA FONTE
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