QUALIDADE VOCAL E CROMEGALIA: ACÚSTICA E PERCEPÇÃO

Andréa BALDI de Freitas

Resumo


Estudos que abordem a qualidade vocal podem ajudar a compreender dados de fala em indivíduos com diferentes doenças, dentre elas a acromegalia. Esta doença normalmente compromete o trato vocal, especialmente em função da macroglossia e das dificuldades de fala. O objetivo do estudo foi investigar os valores de H1-H2 e sua correlação aos dados de análise perceptivo-auditiva de falantes acromegálicos e comparar com dados de grupo controle. A análise integrada dos dados perceptivos e acústicos, à luz dos preceitos da fonética clínica, permitiu relacionar ajustes supralaríngeos, glóticos e de tensão de qualidade vocal no grupo de falantes com acromegalia.

Palavras-chave


Acromegalia, Qualidade da Voz; Fonética; Acústica da Fala; Voz.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

   

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.