A LINGUAGEM EM MICRO-ACONTECIMENTOS: CORPO, GESTOS E FALA EXPLORADOS EM UMA ANÁLISE MULTIMODAL DE INTERAÇOES ENVOLVENDO UMA CRIANÇA AUTISTA

Fernanda Miranda da CRUZ, Caroline Paola COTS, LUIZ LUIZ

Resumo


Este artigo analisa uma interação entre uma criança diagnosticada com autismo e sua mãe. Apresentamos conceitos, formas de conceber, registrar e analisar multimodalmente as interações inspiradas em uma articulação feita entre os trabalhos de Fernand Deligny e a tradição de estudos da análise da conversa etnometodológica, ambos voltados para o que chamamos de micro-acontecimentos da vida cotidiana. As análises recaem sobre as correlações entre fala, corpo e gestos, como direcionamento do olhar, gestos com as mãos e gestos de apontar na construção da interação. Destacamos a importância dos gestos e do corpo para os estudos sobre o autismo. 


Palavras-chave


Autismo; Corpo; Gestos; Fernand Deligny; Videoanálises.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

   

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.