QUESTÕES SOBRE O INVESTIGADOR DA TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA

Glória Maria Monteiro de Carvalho

Resumo


Este trabalho consiste numa tentativa de levantar questões sobre a escuta do investigador para a fala infantil durante a trajetória linguística da criança. A partir da noção de captura da criança pela língua que se fundamenta no sujeito do inconsciente, foi formulada a questão norteadora do trabalho: como o investigador da aquisição da linguagem é afetado por essa concepção de sujeito, ou melhor, como a interpretação, em psicanálise, afeta o investigador em sua interpretação das manifestações verbais infantis?  Para discutir essa  questão, a escuta do investigador para a fala infantil foi abordada à luz do conceito psicanalítico-lacaniano de lalíngua.

Palavras-chave


Investigador; aquisição de linguagem; lalíngua.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

   

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.