ASPECTOS DO DISCURSO CAIÇARA: UMA ENTREVISTA COM UM MEMBRO DA COMUNIDADE

Marta Aparecida de Faria TANURI

Resumo


Este estudo empreende uma análise discursiva da entrevista concedida pela caiçara Vanjelina ao Departamento de Folclore da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba/SP. O objetivo principal é compreender como se constrói textual e discursivamente a denúncia de silenciamento cultural que se impõe sobre essas populações que nasceram e vivem em regiões litorâneas, especificamente no Sudeste do Brasil, cujos costumes encontram-se em processo de esquecimento, em decorrência do crescimento das cidades e do contato com outras culturas a partir da intensificação do turismo nessas regiões, em meados da segunda metade do século XX.


Palavras-chave


Análise do discurso; Formações ideológicas; Fala Caiçara; Entrevista.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

   

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.