ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO INTERCULTURAL

Pedro Ivo SILVA, Raimundo Márcio Mota de CASTRO, Barbra Barbra SABOTA

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir a mediação didática intercultural no ensino de português como língua adicional, com base nos tópicos interculturais ‘gestos’ e ‘vestuário’ evidenciados em uma entrevista semiestruturada com um estudante nigeriano residente no Brasil. Para isso, observamos os pressupostos teóricos de pesquisa de natureza qualitativa e ‘estudo de caso’, bem como as discussões referentes ao multiculturalismo e à interculturalidade. Na análise interpretativa da entrevista, percebemos a intrínseca ligação entre língua e cultura por meio dos pontos de contato cultural conflitantes do estudante, os quais pareceram ser motivacionais em sua aprendizagem sobre a língua portuguesa. Consideramos, com isso, que a mediação didática intercultural pode ser capaz de otimizar a aprendizagem dessa língua – ou outra adicional – em seus aspectos linguísticos e culturais.

 


Palavras-chave


Mediação didática. Interculturalidade. Português como língua adicional.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

   

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.