PESQUISA COLABORATIVA: UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE INSTRUMENTOS
Palavras-chave:
formação crítico-reflexiva de professor, pesquisa colaborativa, leitura, produção de sentidosResumo
Este trabalho, pautado pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, conforme Magalhães (1996; 1999; 2002; 2004) e Liberali (1999; 2004), pretende analisar o processo de negociação de sentidos em interação pesquisadora-professores, em ambiente de formação continuada. Enfocam-se, com base em Bronckart (1997) e Bakhtin (1934-35), as formas de apropriação do dizer alheio, considerando-se a leitura de texto científico, na perspectiva da formação critico-reflexiva do professor. A análise indica que as atividades de leitura e de formação são permanentemente reconfiguradas, segundo a apreciação que os participantes elaboram sobre a própria atividade e sobre o seu papel e o do outro na interação.Downloads
Como Citar
Horikawa, A. Y. (2010). PESQUISA COLABORATIVA: UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE INSTRUMENTOS. Intercâmbio, 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3550
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Alice Yoko Horikawa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.