PESQUISA COLABORATIVA: UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE INSTRUMENTOS

Autores

  • Alice Yoko Horikawa

Palavras-chave:

formação crítico-reflexiva de professor, pesquisa colaborativa, leitura, produção de sentidos

Resumo

Este trabalho, pautado pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, conforme Magalhães (1996; 1999; 2002; 2004) e Liberali (1999; 2004), pretende analisar o processo de negociação de sentidos em interação pesquisadora-professores, em ambiente de formação continuada. Enfocam-se, com base em Bronckart (1997) e Bakhtin (1934-35), as formas de apropriação do dizer alheio, considerando-se a leitura de texto científico, na perspectiva da formação critico-reflexiva do professor. A análise indica que as atividades de leitura e de formação são permanentemente reconfiguradas, segundo a apreciação que os participantes elaboram sobre a própria atividade e sobre o seu papel e o do outro na interação.

Downloads

Como Citar

Horikawa, A. Y. (2010). PESQUISA COLABORATIVA: UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE INSTRUMENTOS. Intercâmbio, 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3550

Edição

Seção

Artigos