DO BILETRAMENTO AOS PLURILETRAMENTOS: ALGUNS AVANÇOS CONCEITUAIS NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS MULTI/BILÍNGUES

Autores

  • Antonieta MEGALE Instituto Superior de Educação de São Paulo – ISESP

Palavras-chave:

Práticas de pluriletramento, Biletramento, Repertório Linguístico, Educação Bilíngue.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de biletramento a partir de uma visão heteroglóssica de língua (GARCÍA, 2009). Tal visão preconiza a noção de repertório linguístico (BUSCH, 2012, 2015) em detrimento das divisões clássicas de primeira e segunda língua. Nessa perspectiva, nos movemos para além da noção de biletramento em direção ao conceito de práticas de pluriletramento (García; Bartlett; Kleifgen, 2007).  A partir desse conceito, as práticas de letramento não estão associadas apenas a diferentes contextos culturais e estruturas sociais, mas também a diferentes canais e meios de comunicação.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

MEGALE, A. (2017). DO BILETRAMENTO AOS PLURILETRAMENTOS: ALGUNS AVANÇOS CONCEITUAIS NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS MULTI/BILÍNGUES. Intercâmbio, 35. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/35645

Edição

Seção

Artigos