DO BILETRAMENTO AOS PLURILETRAMENTOS: ALGUNS AVANÇOS CONCEITUAIS NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS MULTI/BILÍNGUES

Autores/as

  • Antonieta MEGALE Instituto Superior de Educação de São Paulo – ISESP

Palabras clave:

Práticas de pluriletramento, Biletramento, Repertório Linguístico, Educação Bilíngue.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de biletramento a partir de uma visão heteroglóssica de língua (GARCÍA, 2009). Tal visão preconiza a noção de repertório linguístico (BUSCH, 2012, 2015) em detrimento das divisões clássicas de primeira e segunda língua. Nessa perspectiva, nos movemos para além da noção de biletramento em direção ao conceito de práticas de pluriletramento (García; Bartlett; Kleifgen, 2007).  A partir desse conceito, as práticas de letramento não estão associadas apenas a diferentes contextos culturais e estruturas sociais, mas também a diferentes canais e meios de comunicação.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

MEGALE, A. (2017). DO BILETRAMENTO AOS PLURILETRAMENTOS: ALGUNS AVANÇOS CONCEITUAIS NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS MULTI/BILÍNGUES. Intercâmbio, 35. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/35645

Número

Sección

Artigos