EXCLUSÃO DO SABER: DO PESQUISADOR AO CONHECIMENTO

Autores

  • Dina Ferreira

Palavras-chave:

conhecimento, pesquisador, exclusão, inclusão

Resumo

Questiona-se, nesse artigo, a dinâmica entre o quantitativo da produção acadêmica e a produção de conhecimento. Desenvolve-se a problemática por dois eixos. Primeiro, o volume de papéis produzidos que se perfilam pela paráfrase de informações em detrimento do desenvolvimento do conhecimento. E segundo, o estabelecimento de políticas de identidades no jogo político entre pesquisador e conhecimento, cuja dinâmica processa exclusão e inclusão: ou inclusão do professor pela quantidade exigida pelas “normas” acadêmicas e conseqüente exclusão de produção de conhecimento, ou exclusão do professor pelo abandono do excesso em prol do crescimento e da inovação do conhecimento.

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Como Citar

Ferreira, D. (2010). EXCLUSÃO DO SABER: DO PESQUISADOR AO CONHECIMENTO. Intercâmbio, 17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3578

Edição

Seção

Artigos