EFL TEACHERS’ DISCOURSE AT ORKUT: AGENCY FROM THE PERSPECTIVE OF SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND STRUCTURATION THEORY
Palavras-chave:
transitividade, agência, teoria da estruturação, discurso de professores de inglês como LE, contexto socialResumo
Com base na Lingüística Sistêmico-Funcional e na Teoria da Estruturação, exploramos o conceito de agência no discurso de professores de inglês como LE em um fórum online no Orkut. Procuramos revelar ideologias materializadas nas postagens dos professores e ilustrar como características sociais dialogam com o discurso. Focalizamos o tópico ‘bad student’ em termos de transitividade – para estabelecer papéis de professores e alunos, e em termos da Teoria da Estruturação – visando a examinar interconexões desse discurso com práticas sociais, prescrições identitárias e estrutura social. Os resultados revelam a manutenção de práticas e papéis sociais, em que o professor continua sendo a figura principal.Downloads
Como Citar
Santiago, M. E. V., & Meurer, J. (2010). EFL TEACHERS’ DISCOURSE AT ORKUT: AGENCY FROM THE PERSPECTIVE OF SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND STRUCTURATION THEORY. Intercâmbio, 17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3591
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Maria Elizabete Villela Santiago, JL Meurer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.