EFL TEACHERS’ DISCOURSE AT ORKUT: AGENCY FROM THE PERSPECTIVE OF SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND STRUCTURATION THEORY

Autores/as

  • Maria Elizabete Villela Santiago
  • JL Meurer

Palabras clave:

transitividade, agência, teoria da estruturação, discurso de professores de inglês como LE, contexto social

Resumen

Com base na Lingüística Sistêmico-Funcional e na Teoria da Estruturação, exploramos o conceito de agência no discurso de professores de inglês como LE em um fórum online no Orkut. Procuramos revelar ideologias materializadas nas postagens dos professores e ilustrar como características sociais dialogam com o discurso. Focalizamos o tópico ‘bad student’ em termos de transitividade – para estabelecer papéis de professores e alunos, e em termos da Teoria da Estruturação – visando a examinar interconexões desse discurso com práticas sociais, prescrições identitárias e estrutura social. Os resultados revelam a manutenção de práticas e papéis sociais, em que o professor continua sendo a figura principal.

Cómo citar

Santiago, M. E. V., & Meurer, J. (2010). EFL TEACHERS’ DISCOURSE AT ORKUT: AGENCY FROM THE PERSPECTIVE OF SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND STRUCTURATION THEORY. Intercâmbio, 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3591

Número

Sección

Artigos