SABERES EM DIÁLOGO NA APRENDIZAGEM DO SER PROFESSOR

Autores

  • Maria Izabel de Bortoli HENTZ Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nara Caetano RODRIGUES Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de língua, Gênero conto.

Resumo

Neste artigo, analisamos a constituição de trajetórias do fazer docente, quando estagiários-professores são desafiados a assumirem a autoria de sua prática pedagógica. Para tanto, descrevemos e analisamos dois processos de elaboração didática para ensino do gênero conto, com ênfase na literatura africana, em duas turmas de 1º ano do ensino médio. Como orientação teórico-metodológica, assumimos a perspectiva sócio-histórica. Os resultados indicam que, na aprendizagem da docência, possibilitada no contexto do estágio, os estagiários-professores agenciaram diferentes saberes, colocando em diálogo vozes de outras culturas, do cotidiano dos alunos, da esfera oficial, além dos saberes específicos da disciplina de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Maria Izabel de Bortoli HENTZ, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino

Nara Caetano RODRIGUES, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

HENTZ, M. I. de B., & RODRIGUES, N. C. (2020). SABERES EM DIÁLOGO NA APRENDIZAGEM DO SER PROFESSOR. Intercâmbio, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42783

Edição

Seção

Artigos