TRISTES TRÓPICOS: A METRÓPOLE E A PERIFERIA NA PASSAGEM DE LÉVI-STRAUSS PELA CIDADE DE CUIABÁ

Autores

  • Daniele dos Santos de SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcio Cesar CARDOSO Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando ZOLIN-VESZ Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Tristes trópicos. Metrópole-periferia. Cuiabá.

Resumo

Este artigo busca analisar um dos capítulos que compõe o relato de viagem Tristes trópicos, escrito por Claude Lévi-Strauss, como resultado do transcurso do autor pelo Estado de Mato Grosso, notadamente sua capital, Cuiabá. Para tal análise, é operacionalizada a dicotomia entre metrópole e periferia na construção do conhecimento tido como científico, conforme proposta por Connell (2013a; 2013b). Conclui-se que o referido capítulo parece constituir-se como reprodução e manutenção da tradição científica eurocêntrica, que se pretende livre de valores e a-histórica, mas que se caracteriza como excludente e mantenedora de determinados privilégios produzidos como efeito do processo considerado científico.

Biografia do Autor

Daniele dos Santos de SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), Mestre em Estudos da Linguagem na área de Estudos Linguísticos (2018) e Doutoranda em Estudos da Linguagem, ambos no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na mesma Universidade.

 

Marcio Cesar CARDOSO, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras -Licenciatura plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Segunda Licenciatura em Letras/Inglês pela UFMT (2013). Atuou como Professor de Lingua inglesa da escola FISK de Rondonopolis (2004 - 2014) com conceito A na proficiencia da escola FISK e no TOEFL. Curso de Lingua espanhola também pela escola FISK. Professor de Espanhol no Colegio Candido Portinari . Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Adventista de Rondonópolis (2011 - 2016). Professor de Lingua inglesa do CELIG - Centro de Linguas da UFMT - Campus de Rondonopolis. Atuou como Professor Substituto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras ICHS/CUR/UFMT (2016- 2017). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (2017 - 2019). Professor Substituto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - 2019.

Fernando ZOLIN-VESZ, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor da área de Linguística no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Descolonialidades - GPLeD (UFMT/CNPq). Membro do GT de Práticas Identitárias na Linguística Aplicada da Anpoll. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2015). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente com a interface entre produção de conhecimento na área de estudos da linguagem e (des)colonialidade.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

SOUZA, D. dos S. de, CARDOSO, M. C., & ZOLIN-VESZ, F. (2019). TRISTES TRÓPICOS: A METRÓPOLE E A PERIFERIA NA PASSAGEM DE LÉVI-STRAUSS PELA CIDADE DE CUIABÁ. Intercâmbio, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42802

Edição

Seção

Artigos