VARIAÇÃO PROSÓDICA MINEIRA NO ÂMBITO DO PROJETO AMPER-POR

Autores

  • Leandra Batista ANTUNES Universidade Federal de Ouro Preto
  • Adriana Nascimento BODOLAY Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Projeto AMPER, falares mineiros, variação prosódica, prosódia de declarativas e interrogativas.

Resumo

Este estudo objetiva investigar a variação prosódica no estado de Minas Gerais, no falar de quatro cidades, a fim de caracterizar a prosódia nelas utilizada e de verificar se há diferenças prosódicas tanto quanto são atestadas diferenças segmentais nos falares mineiros. Para isso, foram gravadas sentenças de acordo com a metodologia do Projeto AMPER; destas, foram estudadas sentenças declarativas e interrogativas totais com final paroxítono por meio de medidas de frequência fundamental, intensidade e duração. Os dados prosódicos analisados foram semelhantes nas quatro cidades, mostrando que a prosódia não parece ser um fator primordial para distinção dialetal em Minas.

Biografia do Autor

Leandra Batista ANTUNES, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pós-doutorado pela Université de Grenoble (2014). Tem desenvolvido pesquisas na área de prosódia estudando sua relação com as práticas discursivas, objetivando entender parte da construção do sentido na interação verbal. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto, nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, atuando na graduação em Letras e na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Adriana Nascimento BODOLAY, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Atualmente é professora do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina e do Mestrado Profissional em Educação (PPGED) da mesma Universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em pesquisas sobre os seguintes temas: descrição de aspectos sonoros e formação de professores.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

ANTUNES, L. B., & BODOLAY, A. N. (2019). VARIAÇÃO PROSÓDICA MINEIRA NO ÂMBITO DO PROJETO AMPER-POR. Intercâmbio, 39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44474