A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O PROFESSOR DE ITALIANO LE COMO AUTOR DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA-ALVO

Autores

  • Daniela Aparecida VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP / LAEL
  • Juliana HASS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – UNESP / FFLCH-USP

Palavras-chave:

pedagogia pós-método, elaboração de materiais para o ensino do italiano LE, autoria do professor

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a importância de o professor de língua estrangeira (LE) elaborar seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem da língua-alvo, e não apenas ser um profissional que simplesmente emprega, nas aulas, o livro didático (LD) e/ou outros materiais produzidos por outros (autores de LDs, coordenadores pedagógicos etc.). Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo de caso com um grupo de alunos iniciantes na aprendizagem do italiano LE. A pesquisa pauta-se na pedagogia pós-método, segundo a qual o professor pode e deve ser autor de suas próprias teorias e, inclusive, de seus próprios materiais.

 

Biografia do Autor

Daniela Aparecida VIEIRA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP / LAEL

Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras. Atuou, por dezessete anos, como professora de educação infantil, e, atualmente, leciona na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalha, há catorze anos, como professora de língua italiana e de língua portuguesa. Como pesquisadora da área de ensino-aprendizagem de línguas, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino-aprendizagem do italiano como língua adicional; elaboração de materiais para o ensino de línguas; materiais autênticos e didáticos.

Juliana HASS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – UNESP / FFLCH-USP

É Doutora em Letras: Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo e pelo Dipartimento di Lettere e Filosofia dell?Università degli Studi di Firenze - 2018 - com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência em docência - Português para estrangeiros e Italiano - e na área de Letras/Tradução com ênfase em Italiano e Português.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

VIEIRA, D. A., & HASS, J. (2019). A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O PROFESSOR DE ITALIANO LE COMO AUTOR DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA-ALVO. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44980

Edição

Seção

Artigos