CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EXAMES INTERNACIONAIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E POLÍTICA LINGUÍSTICA

Autores

  • Eliana KOBAYASHI Instituto Federal São Paulo / Universidade Federal de São Carlos
  • Elias Ribeiro da SILVA Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

política linguística, exames de proficiência em língua inglesa, ensino de língua inglesa

Resumo

Este artigo busca a problematização da relação entre testes internacionais de proficiência em inglês e Política Linguística, vista como um conceito amplo que engloba diversos mecanismos de disseminação na sociedade. Dois estudos em contextos distintos são apresentados, o primeiro em um Núcleo de Línguas de uma universidade federal, implantado como consequência do programa Ciência sem Fronteiras, e segundo, em uma escola particular de ensino regular onde um exame de proficiência internacional provocou mudanças no currículo da instituição. Os resultados mostram o status atribuído aos exames pela sociedade e o efeito retroativo provocado, que refletem um dos mecanismos da Política Linguística.

Biografia do Autor

Eliana KOBAYASHI, Instituto Federal São Paulo / Universidade Federal de São Carlos

Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Lingüística Aplicada relacionadas aos seguintes temas: avaliação em língua inglesa, efeito retroativo de testes de alta relevância e inglês para negócios. Possui certificação de proficiência em língua inglesa - CPE da Cambridge (Certificate of Proficiency in English), BULATS (Business Language Testing Service) nível C2 e TOEFL ITP .

 

Elias Ribeiro da SILVA, Universidade Federal de Alfenas

Profissionalmente, atuo, majoritariamente, nas áreas de Estágio Supervisionado (Português e Inglês) e Prática de Ensino (Português e Inglês). Atualmente, sou Professor Adjunto, nível I, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde atuo nas áreas de Ensino/Aprendizagem de Português como Língua Materna e de Português como Língua Estrangeira (PLE). Quanto à pesquisa, tenho investigado, nos últimos anos, as implicações sociopolíticas do ensino e da aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. De forma geral, interesso-me pelas práticas de política e planejamento linguístico em vigor no Brasil relativamente às línguas estrangeiras e ao português como língua materna e estrangeira.

 

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

KOBAYASHI, E., & SILVA, E. R. da. (2019). CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EXAMES INTERNACIONAIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E POLÍTICA LINGUÍSTICA. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44981

Edição

Seção

Artigos