A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE GÊNEROS MULTIMODAIS: DA SALA DE AULA AO INSTAGRAM

Autores

Palavras-chave:

Escrita Colaborativa, Gêneros Multimodais, Multiletramentos, Textos Publicitários, Instagram.

Resumo

Este artigo tem como foco de análise uma proposta de compreensão e produção colaborativa de textos publicitários, criados por aprendizes de inglês. Como referencial teórico, apoiamo-nos em estudos envolvendo os multiletramentos, bem como em estudos que focam na compreensão e na produção colaborativa de textos. Participaram deste estudo de caso sete alunos do Ensino médio integrado ao técnico de um instituto federal. Os dados, gerados a partir de um questionário e de narrativas de aprendizagem, evidenciaram que a produção colaborativa de textos publicitários e sua publicação no Instagram podem promover práticas de multiletramentos.

Biografia do Autor

Fernanda Franco TIRABOSCHI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Professora de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa no Centro Universitário Alfredo Nasser.

Francisco José Quaresma de FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Doutor e Pós-doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás.

Marco André Franco de ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - UFG

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Professor da Rede Municipal de Goiânia.

Downloads

Publicado

2020-09-19

Como Citar

TIRABOSCHI, F. F., FIGUEIREDO, F. J. Q. de, & ARAÚJO, M. A. F. de. (2020). A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE GÊNEROS MULTIMODAIS: DA SALA DE AULA AO INSTAGRAM. Intercâmbio, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50436