AGNAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM LOCALIZAÇÕES DO JOGO DIGITAL GTA V (2013): UMA ANÁLISE SOCIOSSEMIÓTICA

Autores

  • Johwyson da Silva RODRIGUES Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Localização de Jogos Digitais, Semiótica Social de Halliday, Agnação, Multimodalidade, Domesticação

Resumo

Inserido na Localização de Jogos Digitais, tendo como objeto o jogo GTA V (2013), este trabalho analisa descritivamente duas localizações para o português brasileiro, uma dublada por fãs e a outra legendada, tendo como texto de partida seus diálogos orais em inglês, a fim de investigar escolhas tradutórias que reflitam estratégias como a domesticação e a estrangeirização. O aporte teórico, baseado na Semiótica Social de Halliday, é calcado nos conceitos de agnação e multimodalidade. Os resultados revelam que a localização realizada por fãs se vale mais de retextualizações semanticamente e contextualmente agnatas e lança mão de escolhas influenciadas por recursos visuais, contribuindo para a estratégia da domesticação. 

Biografia do Autor

Johwyson da Silva RODRIGUES, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

RODRIGUES, J. da S. (2020). AGNAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM LOCALIZAÇÕES DO JOGO DIGITAL GTA V (2013): UMA ANÁLISE SOCIOSSEMIÓTICA. Intercâmbio, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50446