“OLHA, TEACHER, ACHO QUE DÁ PRA GENTE USAR ISSO NA SALA DE AULA, NÉ?” – DIFERENTES USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ORAL DA LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA PELO VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL

Autores

  • Marlon Machado Oliveira RIO Colégio Batista, Porto Alegre-RS
  • Christine Siqueira NICOLAIDES Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Produção Oral, Ensino de Língua Inglesa, Tecnologias Digitais, Teoria Sociocultural

Resumo

O presente artigo discorre sobre o uso de tecnologias digitais adicionais aplicadas em um projeto colaborativo de ensino de inglês realizado em uma escola pública no Rio Grande do Sul, com o intuito de desenvolver a oralidade de estudantes neste idioma. Sob o prisma da teoria sociocultural, foi possível visualizar diferentes momentos de desenvolvimento da produção oral em inglês dos participantes da pesquisa. O uso das tecnologias digitais adicionais, bem como a colaboração entre os estudantes contribuiu para a criação de novas oportunidades e de diferentes engajamentos no desenvolvimento da produção oral em inglês.

Biografia do Autor

Marlon Machado Oliveira RIO, Colégio Batista, Porto Alegre-RS

Doutorando em Linguística Aplicada pela UNISINOS – bolsista CAPES, Mestre em Linguística pela PUCRS, especialista em Educação pelo IFSUL-RS

Christine Siqueira NICOLAIDES, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora-pesquisadora do PPG do programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

RIO, M. M. O., & NICOLAIDES, C. S. (2020). “OLHA, TEACHER, ACHO QUE DÁ PRA GENTE USAR ISSO NA SALA DE AULA, NÉ?” – DIFERENTES USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ORAL DA LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA PELO VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL. Intercâmbio, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50452