TELECOLABORAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Carlos Alberto HILDEBLANDO JÚNIOR Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES
  • Kyria Rebeca FINARDI Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Palavras-chave:

Telecolaboração, Internacionalização do Ensino Superior, Pandemia Covid-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades da telecolaboração como espaço de socialização, aprendizado e internacionalização do ensino superior no contexto atual de pandemia Covid-19 que impõe distanciamento social e migração de atividades acadêmicas para o ambiente virtual. Para tanto, o estudo faz uma breve contextualização do cenário mundial da pandemia Covid-19 com seu impacto nas relações e formas de aprendizado online para em seguida fazer uma revisão histórica-panorâmica da telecolaboração analisando suas possibilidades no contexto atual de internacionalização do ensino superior e de pandemia Covid-19.

Biografia do Autor

Carlos Alberto HILDEBLANDO JÚNIOR, Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES

Mestre e Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Kyria Rebeca FINARDI, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutora em Letras Inglês, Bolsista de Produtividade PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE)e Linguística (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A., & FINARDI, K. R. (2020). TELECOLABORAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DA PANDEMIA COVID-19. Intercâmbio, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50459