ESFORÇOS CRÍTICOS E DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS ATUANTES EM UMA FRANQUIA DE CURSO DE IDIOMAS

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores/as de inglês, curso de idiomas, grupo de estudos, esforços críticos e decoloniais.

Resumo

Este estudo visa discutir como uma proposta de formação de professores/as de inglês ocorreu em uma franquia de curso de idiomas, situada na cidade de Anápolis-GO, após a implementação de um grupo de estudos. As nossas discussões teórico-acadêmicas baseiam-se no pós-estruturalismo, no pós-modernismo, na Linguística Aplicada Crítica e no pensamento decolonial. O material empírico foi gerado a partir das narrativas orais de quatro professores/as da escola no ano de 2018. As problematizações evidenciaram que os/as docentes lançaram olhares mais críticos e situados com relação ao seu contexto profissional após contato com os textos e discussões realizadas no grupo de estudos.

Biografia do Autor

Ricardo Regis ALMEIDA, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do grupo de pesquisa Transição. Interessa-se pelas áreas de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais, educação linguística crítica e linguística aplicada crítica. Atualmente, ocupa o cargo de professor de inglês na escola Interamérica.

Barbra SABOTA, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras Português – Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1998). Mestre (2002) e doutora (2008) em Letras e linguística pela Faculdade de Letras da UFG. Pós doutora (2014) em Linguística Aplicada pela UnB. Professora e pesquisadora no curso de Letras e no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Desenvolve pesquisas sobre Letramentos Críticos, sobretudo digitais e multimodais. Vice-líder do grupo de Pesquisa Perspectivas Críticas em Educação Linguística, Letramentos e Discurso cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

ALMEIDA, R. R., & SABOTA, B. (2021). ESFORÇOS CRÍTICOS E DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS ATUANTES EM UMA FRANQUIA DE CURSO DE IDIOMAS. Intercâmbio, 48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/51812

Edição

Seção

Artigos