A criança no reforço escolar e seus impasses na relação com a escrita
Palavras-chave:
Aquisição, Patologias, Escrita, Interacionismo, Clínica de LinguagemResumo
Este trabalho discute os encaminhamentos de crianças com dificuldades de leitura e escrita, realizados pela escola para a clínica fonoaudiológica. A pesquisa é exploratória e o corpus é constituído por produções escritas de uma criança inserida no 3º ano do ensino fundamental e encaminhada para o reforço escolar. A análise, a partir da proposta Interacionista na aquisição da linguagem e seus desdobramentos na Clínica de Linguagem, destaca mudança e oscilação da criança frente à própria escrita. Destaca-se um olhar linguístico-discursivo que favoreça a mudança da escrita da criança, antes de tomá-la como patológica.
Referências
ANDRADE, L. Criança, escrita e língua na clínica de linguagem. Anais do SILEL. Volume 1. Uberlândia: EDUFU, 2009.
ARANTES, L. Sobre a instância diagnóstica na Clínica de Linguagem. In: LIER-DE VITTO M. F; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006. p. 315-330.
ARANTES, L.; FONSECA, S. F. Efeitos da escrita na Clínica de Linguagem. Estilos da Clínica, 2008, Vol. Xlll, n° 25, 14-35.
ASPILICUETA, P. Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos: entre o texto do outro e o texto próprio. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
BRASIL/MEC, SEB, DICEI. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educação Básica. Brasília: 2013.
BORGES, S. X. A. A aquisição da escrita como processo linguístico. In: LIER-DE VITTO M. F; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006. p. 149-159.
BORGES, S. Psicanálise, linguística, linguisteria. São Paulo: Editora Escuta Ltda., 2010.
BOSCO, Z. Aquisição da escrita: a relação sujeito e língua em questão. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, 52(1): 163-176, Jan./Jun. 2010.
CARVALHO, G. M. M. Questões sobre o deslocamento do investigador em aquisição de linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, 47: 61-67, 2005.
CARVALHO, G. M. M. O erro em aquisição de linguagem: um impasse. In: LIER-DEVITTO M. F. e ARANTES L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem, São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, p. 63-78.
CARVALHO, G. M M. O investigador e a teoria: uma questão no campo da aquisição de linguagem. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 283-289, jul./set., 2013.
DE LEMOS, C. T. G. Los procesos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum, v. 1, n. 1, p. 121-135, 1992.
DE LEMOS, C. T. G. Língua e discurso na teorização sobre aquisição de linguagem. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, n.4, p. 9-28, 1995.
DE LEMOS, C. T. G. Native speaker´s intuitions and metalinguistic abilities: What do they have in common from the point of view of language acquisition?. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, v. 33, 1997, p. 5-14.
DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita: algumas questões. In: ROJO, R. (org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 13-31.
DE LEMOS, C. T. G. Sobre o Interacionismo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 11-16, 1999.
DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, p. 41-70, 2002.
DE LEMOS, C. T. G. Uma crítica (radical) à noção de desenvolvimento na aquisição de linguagem. In: LIER-DE VITTO M.F; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, p. 21-32.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEITE, L. O sintoma na escrita e sua ilusória transparência. In: LIER-DE VITTO M.F; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, p. 269-276.
LIER-DEVITTO, M. F. Falas sintomáticas: fora de tempo, fora de lugar. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, 47(1) e (2):143-150, 2005.
LIER-DEVITTO, M. F. Patologias de Linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. In: LIER-DE VITTO M.F; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, p. 183-200.
LIER-DEVITTO, M. F.; ANDRADE, L. Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. In: LIER-DE VITTO, M. F.; ARANTES, L. (org.). Faces da Escrita: Linguagem, Clínica, Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011a, p. 95-115.
SANTOS, E. C. V. Insucesso escolar: o ponto de vista das crianças que o vivenciaram. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Ed. Cultrix, 1916/1993.
PIRES, V. L. Questões sobre a escrita em trabalhos afetados pela “ordem própria da língua”. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia do Nascimento Schavarem, Juliana Marcolino-Galli, Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.