A criança no reforço escolar e seus impasses na relação com a escrita

Autores

Palavras-chave:

Aquisição, Patologias, Escrita, Interacionismo, Clínica de Linguagem

Resumo

Este trabalho discute os encaminhamentos de crianças com dificuldades de leitura e escrita, realizados pela escola para a clínica fonoaudiológica. A pesquisa é exploratória e o corpus é constituído por produções escritas de uma criança inserida no 3º ano do ensino fundamental e encaminhada para o reforço escolar. A análise, a partir da proposta Interacionista na aquisição da linguagem e seus desdobramentos na Clínica de Linguagem, destaca mudança e oscilação da criança frente à própria escrita. Destaca-se um olhar linguístico-discursivo que favoreça a mudança da escrita da criança, antes de tomá-la como patológica.

Biografia do Autor

Letícia do Nascimento Schavarem, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Juliana Marcolino-Galli, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Juliana Ferreira Marcolino Galli é fonoaudióloga, graduada pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsista CNPQ). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP (bolsista cnpq). Possui título de especialista em motricidade orofacial e linguagem. Atualmente, é professora adjunta do departamento de fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-PR. Líder doGgrupo de Pesquisa CNPQ: Laboratório de Estudos da Linguagem (LALINGUA) na UNICENTRO. Coordenadora do Programa de Extensão: Núcleo de Atendimento e Formação em Clínica de Linguagem (NAFO-CL).

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos temas aquisição da escrita e ensino de língua materna.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Schavarem, L. do N., Marcolino-Galli, J., & Saleh, P. B. de O. (2022). A criança no reforço escolar e seus impasses na relação com a escrita. Intercâmbio, 51, e57745. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57745

Edição

Seção

Artigos