#eunaovoutomarvacina

uma abordagem da linguística de corpus e da análise multimodal imagética

Autores

  • Tony Berber Sardinha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • André Luiz Siqueira Alencar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cicero Soares da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cristina Borges Gil Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maurício José Ferreira Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Stephan Arthur Solomon Hughes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Análise Multidimensional Imagética, Twitter, Imagens

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise da hashtag #eunaovoutomarvacina, através da compilação de um corpus de Twitter. Como método estudo, usou-se a Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004), na vertente da Análise Multidimensional Imagética (AMDI) (BERBER SARDINHA, 2022), para analisar 2600 imagens presentes em 17267 tweets, abrangendo o período do início da pandemia de COVID-19 (início de 2020) até meados de novembro de 2021. Assim, três dimensões semânticas foram identificadas e interpretadas como (1) Ironia ao fanatismo coletivo vs. Politização/Judicialização da vacina, (2) Sátira ao discurso antivacina, (3) Discurso da relação de poder e exploração da vacina como benefício pessoal.

Biografia do Autor

Tony Berber Sardinha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada (LAEL, PUCSP).Faz parte do conselho editorial das revistas: Applied Linguistics (OUP), International Journal of Corpus Linguistics (John Benjamins), Corpora (Edinburgh University Press), Applied Corpus Linguistics (Elsevier), Metaphor and the Social World (John Benjamins), The ESP Journal (Elsevier), Register Studies (John Benjamins), Journal of Research Design and Statistics in Linguistics and Communication Science (Equinox), TradTerm (USP), CHIMERA (Universidad Autónoma de Madrid), Revista Brasileira de Linguística Aplicada - UFMG, Alfa -- Revista de Linguística -- UNESP SJRP, Fórum Linguístico - UFSC, Revista de Estudos da Linguagem - UFMG, revista Veredas - UFJF, Linguagem e Ensino - UCPel, Baktiniana (PUCSP), Linguamatica (Vigo/Minho), The ESPecialist (PUCSP), Intercâmbio (PUCSP), Revista Virtual de Estudos da Linguagem (Unisinos), Domínios de Lingu@agem (USP), das séries de livros Metaphor in Language, Cognition, and Communication (John Benjamins) e Studies in Corpus Linguistics (John Benjamins). É editor da revista DELTA - Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (SciELO, PUCSP, Fapesp, Qualis CAPES A1) e da série Espaços da Linguística de Corpus (Mercado de Letras). É editor da área de Linguística de Corpus da Encyclopedia of Applied Linguistics (Wiley; ed. Carol Chapelle).

André Luiz Siqueira Alencar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua armênia, linguística e gramática.

Cicero Soares da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Possui o CELTA ( Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) da Universidade de Cambridge. Leciona Inglês há mais de 25 anos no Ensino Fundamental, Médio, e, principalmente, em empresas e cursos particulares com ênfase em Inglês para fins Específicos para todos os níveis de proficiência: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), habilitado em cursos preparatórios para os Exames da Universidade de Cambridge ( KEY, PET, FCE, CAE, CPE, IELTS E LINGUASKILL), TOEIC E TOEFL IBT. Membro do grupo de pesquisa em Linguística de Corpus -GELC .

Cristina Borges Gil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e mestre (2017) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC -SP, sob a orientação do professor Tony Berber Sardinha. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente é Cambridge Oral Examiner - University of Cambridge e professora de inglês ensino médio - Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: princípio idiomático, princípio da escolha aberta, linguística de corpus, ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Maurício José Ferreira Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000), graduação em Letras Português/Inglês pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba-MG (1994) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Atualmente concursado efetivo da Prefeitura de São Paulo, atuando principalmente no seguinte tema: concepções de linguagem, perspectivas pedagógicas, educação antirracista e letramento crítico, também desenvolve pesquisa de doutorado nas perspectivas da análise multidimensional AMD, norte-americana e análise multimodal/verbo-visual na perspectiva dialógica do discurso.

Stephan Arthur Solomon Hughes , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Humanas-Línguas Estrangeiras pela University of the West Indies (1992-1995) - Incompleto Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestrado em Linguística Teórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Especialização em Literaturas em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (incompleto) Curso Online de Tutoria pelo British Council (2008) Pós-Graduação em Educação a Distância pelo SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem e Comercial (2010) Curso de Capacitação de Tutores Online pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2011) MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela UGF - Universidade Gama Filho (2012) incompleto MBA Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada Doutorando em Linguística Aplicada pela PUC-SP.

Referências

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Berber Sardinha, T. ., Alencar, A. L. S. ., Silva, C. S. da, Gil, C. B. ., Lopes, M. J. F. ., & Hughes , S. A. S. . . (2022). #eunaovoutomarvacina: uma abordagem da linguística de corpus e da análise multimodal imagética. Intercâmbio, 51, e58515. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58515

Edição

Seção

Artigos