#nottakingthevaccine

a corpus linguistics and multimodal imaging analysis approach

Authors

  • Tony Berber Sardinha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • André Luiz Siqueira Alencar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cicero Soares da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cristina Borges Gil Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maurício José Ferreira Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Stephan Arthur Solomon Hughes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Corpus Linguistics, Multi-dimensional Image Analysis, Twitter, Images

Abstract

This article seeks to analyze the hashtag #eunaovoutomarvacina (#nottakingthevaccine), through a compilation of a Twitter-based corpus. Corpus Linguistics was adopted as the main method of research, more specifically Multidimensional Image Analysis (Berber Sardinha, 2022), to study 2,600 images in 17,267 tweets, spanning the period of the start of the Covid-19 pandemic until mid-November 2021. The data reveal three semantic dimensions that can be identified and interpreted as: (1) Mockery of the collective fanaticism versus Politicization/Judicial activism of the vaccine, (2) Satire of the anti-vaccine discourse, (3) Discourse of the relation between power and exploitation of the vaccine for personal use.

Author Biographies

Tony Berber Sardinha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada (LAEL, PUCSP).Faz parte do conselho editorial das revistas: Applied Linguistics (OUP), International Journal of Corpus Linguistics (John Benjamins), Corpora (Edinburgh University Press), Applied Corpus Linguistics (Elsevier), Metaphor and the Social World (John Benjamins), The ESP Journal (Elsevier), Register Studies (John Benjamins), Journal of Research Design and Statistics in Linguistics and Communication Science (Equinox), TradTerm (USP), CHIMERA (Universidad Autónoma de Madrid), Revista Brasileira de Linguística Aplicada - UFMG, Alfa -- Revista de Linguística -- UNESP SJRP, Fórum Linguístico - UFSC, Revista de Estudos da Linguagem - UFMG, revista Veredas - UFJF, Linguagem e Ensino - UCPel, Baktiniana (PUCSP), Linguamatica (Vigo/Minho), The ESPecialist (PUCSP), Intercâmbio (PUCSP), Revista Virtual de Estudos da Linguagem (Unisinos), Domínios de Lingu@agem (USP), das séries de livros Metaphor in Language, Cognition, and Communication (John Benjamins) e Studies in Corpus Linguistics (John Benjamins). É editor da revista DELTA - Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (SciELO, PUCSP, Fapesp, Qualis CAPES A1) e da série Espaços da Linguística de Corpus (Mercado de Letras). É editor da área de Linguística de Corpus da Encyclopedia of Applied Linguistics (Wiley; ed. Carol Chapelle).

André Luiz Siqueira Alencar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua armênia, linguística e gramática.

Cicero Soares da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Possui o CELTA ( Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) da Universidade de Cambridge. Leciona Inglês há mais de 25 anos no Ensino Fundamental, Médio, e, principalmente, em empresas e cursos particulares com ênfase em Inglês para fins Específicos para todos os níveis de proficiência: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), habilitado em cursos preparatórios para os Exames da Universidade de Cambridge ( KEY, PET, FCE, CAE, CPE, IELTS E LINGUASKILL), TOEIC E TOEFL IBT. Membro do grupo de pesquisa em Linguística de Corpus -GELC .

Cristina Borges Gil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e mestre (2017) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC -SP, sob a orientação do professor Tony Berber Sardinha. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente é Cambridge Oral Examiner - University of Cambridge e professora de inglês ensino médio - Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: princípio idiomático, princípio da escolha aberta, linguística de corpus, ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Maurício José Ferreira Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000), graduação em Letras Português/Inglês pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba-MG (1994) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Atualmente concursado efetivo da Prefeitura de São Paulo, atuando principalmente no seguinte tema: concepções de linguagem, perspectivas pedagógicas, educação antirracista e letramento crítico, também desenvolve pesquisa de doutorado nas perspectivas da análise multidimensional AMD, norte-americana e análise multimodal/verbo-visual na perspectiva dialógica do discurso.

Stephan Arthur Solomon Hughes , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Humanas-Línguas Estrangeiras pela University of the West Indies (1992-1995) - Incompleto Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestrado em Linguística Teórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Especialização em Literaturas em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (incompleto) Curso Online de Tutoria pelo British Council (2008) Pós-Graduação em Educação a Distância pelo SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem e Comercial (2010) Curso de Capacitação de Tutores Online pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2011) MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela UGF - Universidade Gama Filho (2012) incompleto MBA Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada Doutorando em Linguística Aplicada pela PUC-SP.

References

BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.

BERBER SARDINHA, T. Corpus linguistics and the study of social media: a case study using multi-dimensional analysis.The Routledge Handbook of Corpus Linguistics. 2nd edition. Routledge, 2022.

BERBER SARDINHA, T. International Perspectives on Corpus Technology for Language Learning, U. of Queensland, Brisbane, Australia, 11/30/2021.

BERBER SARDINHA, T.; VEIRANO PINTO, M. Multi-dimensional analysis: research methods and current issues. Londres: Bloomsbury, 2019.

BIBER, D. Variation across speech and writing. Cambridge University Press, 1988.

BIBER, D.; CONRAD, S.; REPPEN, R. Corpus Linguistics: investigating language structure and use. Cambridge University Press, 1998.

BIBER, D. Multidimensional approaches. In: LÜDELING, A. KYTÖ, M. (Eds.). Corpus linguistics: An international handbook v.2. Berlin/New York: Walter de Gruyter,2009.

BRAVO, Hebe. Microblogging, hacia un futuro móvil e inalámbrico. Disponível em: <http://www.maestrosdelweb.com/editorial/microblogging-hacia-un-futuro-movil-e-inalambrico/> Acesso em: 15 janeiro de 2021.

CALLOW, J. The shape of the text to come - When image and text meet: teaching with visual and multimodal texts. Disponível em: . 2011.

CAMBRIDGE DICTIONARY. Disponível em https://dictionary.cambridge.org. Acesso em 12/10/2022.

CARVALHO, J. Bestializados; CASTRO, S. República; CHALHOUB, S. Cidade. A trajetória de Oswaldo Cruz e sua luta como médico sanitarista no século 19; Fiocruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1084&sid=194%3E"&> Acesso em 20 de janeiro de 2022.

CASELLI, Thais; PIMENTA, Francisco. Twitter: a nova ferramenta do jornalismo. In: XVI Congresso Brasileiro Ciências da Comunicação. 2011. p.5

CASTRO, F. R. O negacionismo do Holocausto: pseudo-história pública. RESGATE - Vol. XXII, N.28 - Jul./dez. 2014 (pp.5-12).

CHRISTIANSEN, A.; DANCE, W.; WILD, A. Constructing corpora from images and text: An introduction to visual Constituent Analysis. Chapter 7 (pp.149-174). In: RUDIGER, S.; DAYTER, D. Corpus approach to Social Media, 2020 – John Benjamins B.V.

COMM, J; BURGE, K. O poder do Twitter: estratégias para dominar seu mercado e atingir seus objetivos com um tweet por vez. São Paulo: Gente, 2009.

CONRAD, S.; BIBER, D. Variation in English. Multidimensional Studies. Pearson, London. 2001.

ESCOBAR, H. A Ciência contra o negacionismo. Jornal da USP, São Paulo, 22/01/2021. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.

GEENG, C., SAVANNA Y., ROESNER, F. Fake news on Facebook and Twitter: Investigating how people (don't) investigate" Proceedings of the 2020 CHI conference on human factors in computing systems. 2020.

KAUFFMANN, C. Linguística de corpus e estilo: análises multidimensional e canônica na ficção de Machado de Assis. [s.l.] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.

KRESS, G. R. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication, Taylor & Francis. New York: 2010.

KRESS, G. R. Multimodal discourse analysis from: The Routledge Handbook of Discourse Analysis Routledge. 2011. Disponível em: <https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203809068.ch3> Acesso em 09 de maio de 2022.

KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.

KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. Hodder Education, Oxford University Press Inc., New York, 2001.

PINHEIRO, M. S. Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita. V. 16, n. 4, pp.575-593. RBLA, Belo Horizonte, 2016.

PORFÍRIO, F. “O que é negacionismo?.” Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-negacionismo.htm>. Acesso em 11 de fevereiro de 2022.

SANCHEZ, A." Definición e historia de los corpus". ln: SANCHEZ, A. et al. (orgs.). CUMBRE: corpus linguístico de Español contemporaneo. SGEL, 1995. p.7 -24.

SEIXAS, Fábio. Micro-blogging. In: SPYER, Juliano (Org.). Para entender a internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede. Disponível em: <http://stoa.usp.br/oerworkshop/files/1333/7925/Para+entender+a+Internet.pdf> Livro publicado em 2009 e distribuído gratuitamente somente pela internet. Acesso em 02 de abril de 2009.

TOLEDO, K. Negacionismo científico: a produção política e cultural da desinformação. Agência FAPESP. 02/09/2020.

VALIM, P.; SÁ AVELAR, A. Negacionismo histórico: entre a governamentalidade e a violação dos direitos fundamentais. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/negacionismo-historico/> Acesso em: 05 de maio de 2022.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge University Press, 1999.

Published

2022-12-02

How to Cite

Berber Sardinha, T. ., Alencar, A. L. S. ., Silva, C. S. da, Gil, C. B. ., Lopes, M. J. F. ., & Hughes , S. A. S. . . (2022). #nottakingthevaccine: a corpus linguistics and multimodal imaging analysis approach. Intercâmbio, 51, e58515. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58515

Issue

Section

Artigos