Por uma pedagogia dialógica para a ensinagem da leitura

o pensar alto em grupo como possibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64775

Palavras-chave:

diálogo, dialogismo, formação de leitores, pensar alto em grupo

Resumo

Este artigo objetiva discutir alguns pressupostos de Paulo Freire e Bakhtin que fundamentam o Pensar Alto em Grupo (PAG), uma prática de letramento humanística e dialógica (ZANOTTO, 2014; 2016). Teoricamente, partimos da visão freireana de educação (FREIRE, 2019; FREIRE; SHOR, 2021); da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2018), e de leitura como processo de construção de sentidos, que ocorre na interação leitor/autor mediados pelo texto (ZANOTTO; SUGAYAMA, 2016). Por fim, consideramos o PAG uma pedagogia dialógica para ensinagem da leitura, por dar voz e reconhecimento aos leitores e espaço para a construção de leituras inferenciais e subjetivas.

Biografia do Autor

Cleber Ferreira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Especial Inclusiva, ambas pela Uniasselvi. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cidade Verde. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Presidente Prudente, e em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental II e Médio. No Ensino Fundamental I tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Atuou (2014-2016) como Professor Tutor Presencial no curso de graduação em Letras da faculdade Anhanguera, no polo de apoio presencial de Mirante do Paranapanema. Atualmente, é Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Brasilândia- MS. Temas de interesse: Leitura, Formação do Leitor; Letramento; Formação Docente.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Guimarães, C. F. (2023). Por uma pedagogia dialógica para a ensinagem da leitura: o pensar alto em grupo como possibilidade. Intercâmbio, 54, e64775. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64775

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Artigos