Grupo dialógico de leitura no ensino médio

as vozes dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64780

Palavras-chave:

interação, ensino médio, entrevista dialógica, leitura, pensar alto em grupo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os discursos sobre as histórias de leitura de um grupo alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, partindo de entrevista dialógica, realizada como uma etapa anterior às vivências da prática de letramento do Pensar Alto em Grupo. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Bakhtin (2003) e em Freire (2017). Os resultados obtidos mostraram que é de fundamental importância o vínculo entre alunos-alunos-mediadora para estabelecer uma relação de confiança no grupo, pois é um espaço para a construção do autoconhecimento e da alteridade.

Biografia do Autor

Edsônia de Souza Oliveira Melo, Instituto Federal de Mato Grosso

É professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Cuiabá. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), graduada em Letras (2003) pelo Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, É líder do Grupo de Pesquisa: "Grupo de Estudos em Ensino de Língua e Literatura" (GEELLI/CNPq) e integrante do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM/CNPq). "A construção de uma prática de letramento dialógica e colaborativa para formação de leitores" Já coordenou os seguintes projetos com alunos do Ensino Médio: A prática social da leitura literária e a formação humana (PROIC/IFMT-2010); "Letramentos no Ensino Médio - Formando Leitores" (2012); "O ensino de língua portuguesa e as novas tecnologias: O gênero poético e sua ressignificação em videoclipes" (2016). Dentre suas publicações destacam-se: Gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais, publicado pela Parábola Editorial, no livro" Multiletramentos na escola (2012), organizado pela Roxane Rojo; Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil, com Maria Rosa Petroni e Agamenton R. Justino, publicado pela revista eletrônica Interacçoes (Coimbra); Análise Enunciativo-discursiva do gênero publicitário, Periódico Multidisciplinar do CEFET-MT (2008) e A formação dos professores de Língua Portuguesa do IFMT: interligando saberes, publicado pela Revista Miguilim (2018). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e letramento, formação docente e formação de leitores. (Texto informado pelo autor). Atualmente é coordenadora do projeto de pesquisa "LiteraMato: leitura e escrita criativa no IFMT", no edital 27/2022 - CBA - APOIO A PROJETOS DE PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Melo, E. de S. O. . (2023). Grupo dialógico de leitura no ensino médio: as vozes dos alunos. Intercâmbio, 54, e64780. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64780

Edição

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Artigos