Leitura de textos poéticos

da metalinguagem ao pensar alto em grupo e coconstrução de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64785

Palavras-chave:

leitura, co-construção, poemas, conversas literárias, pensar alto em grupo

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta dialógica e colaborativa de leitura, intitulada Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 1992, 1995, 2014, 2016), demonstrando como acontece a coconstrução de sentidos dos textos em conversas literárias. São analisados dados sobre leitura e conversa literária de um poema por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa conversa, os participantes negociam sentidos e analisam as múltiplas leituras que um texto pode suscitar, demonstrando que, ao se criar condições de interações verbais, compreensões são potencializadas, contribuindo de forma significativa para a formação do leitor.

Biografia do Autor

Vivian Maria Marcondes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no programa Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC - SP). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Matemática (Mathema); pós-graduação em Psicopedagogia (Universidade Metodista); graduação em Pedagogia. Atuante há 22 anos como professora, em escolas da rede particular e pública de São Paulo. 

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Fez doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP), em 1976. É líder do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora - GEIM/CNPq, que desenvolve pesquisa em três direções: 1) leitura e interpretação da metáfora/metonímia no gênero literário e em outros gêneros 2) abordagem discursiva e estilística da metáfora/metonímia; 3) estudo semântico-pragmático da significação da metáfora/metonímia em uso. 

Referências

BAJOUR, C. Nadar em águas inquietas: uma aproximação à poesia infantil de hoje. Revista imaginária, n. 322, 2013. Disponível em: <https://imaginaria.com.ar/2013/09/nadar-en-aguas-inquietas-una-aproximacion-a-la-poesia-infantil-de-hoy>. Acesso em maio de 2022.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BORGES, J. L. Esse ofício do verbo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

BRITTO, L. P. L. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2017.

CARRANZA, M. La poesía y la resurrección del mundo. Santiago, Chile: Fundación La Fuente, 2016. Disponível em < https://www.fundacionlafuente.cl/ponencias/marcela-carranza-la-poesia-y-la-resurreccion-del-mundo/. Acesso em maio de 2022.

CARRANZA, M. De sombra e assombro: O leitor como inventor. Cadernos Emília: Publicação on-line periódica. Ano 4, n. º6, 2021. Disponível em: < https://emilia.org.br/selo/caderno-emilia-n-o6-2021/>. Acesso em maio de 2022.

COLOMER, T. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.

DRUMMOND DE ANDRADE, C. Antologia poética. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000.

MARCONDES, V. M. Um texto e muitas vozes: as crianças, o Pensar alto em Grupo e a construção de sentidos de poemas. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19337. Acesso em maio de 2022.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

O’CONNOR, M. C.; MICHAELS, S. Shifting participant frameworks: orchestrating thinking practices in group discussion. In: HICKS, D. Discourse, Learning and Schooling. 1st edition Cambridge: Cambridge University Press; April 26, 1996.

PONTECORVO, C. Discutir, argumentar e pensar na escola: o adulto como regulador da aprendizagem. In: PONTECORVO, C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimentos e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.

QUEIRÓS, B. C. Sobre ler, escrever e outros diálogos. São Paulo: Global, 2019.

TEZZA, C. Poesia. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2020.

TOLSTÓI, L. O que é arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

ZANOTTO, M. S. O Processo de Compreensão da Metáfora na Formação dos Professores de Língua Materna. In: ZANOTTO, M. S.; CELANI, M. A. A. (orgs.). Linguística Aplicada: da Aplicação da Linguística à Linguística Transdisciplinar. São Paulo, EDUC, 1992.

ZANOTTO, M. S. Metáfora, Cognição e Ensino de Leitura. D.E.L.T.A., vol. 11, n. 2, 1995.

ZANOTTO, M. S. A construção de uma prática de letramento para o ensino e pesquisa de leitura da ‘metáfora’ em textos literários. In: LIMA, Aldo de (org.). A propósito da metáfora. Recife: Editora UFPE, 2014.

ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. Signum: Estudos da Linguagem, vol. 19, n. 1, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Marcondes, V. M. ., & Zanotto, M. S. . (2023). Leitura de textos poéticos: da metalinguagem ao pensar alto em grupo e coconstrução de sentidos. Intercâmbio, 54, e64785. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64785

Edição

Seção

Artigos