Leitura de textos poéticos
da metalinguagem ao pensar alto em grupo e coconstrução de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64785Palavras-chave:
leitura, co-construção, poemas, conversas literárias, pensar alto em grupoResumo
O presente artigo apresenta uma proposta dialógica e colaborativa de leitura, intitulada Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 1992, 1995, 2014, 2016), demonstrando como acontece a coconstrução de sentidos dos textos em conversas literárias. São analisados dados sobre leitura e conversa literária de um poema por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa conversa, os participantes negociam sentidos e analisam as múltiplas leituras que um texto pode suscitar, demonstrando que, ao se criar condições de interações verbais, compreensões são potencializadas, contribuindo de forma significativa para a formação do leitor.
Referências
BAJOUR, C. Nadar em águas inquietas: uma aproximação à poesia infantil de hoje. Revista imaginária, n. 322, 2013. Disponível em: <https://imaginaria.com.ar/2013/09/nadar-en-aguas-inquietas-una-aproximacion-a-la-poesia-infantil-de-hoy>. Acesso em maio de 2022.
BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.
BORGES, J. L. Esse ofício do verbo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
BRITTO, L. P. L. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2017.
CARRANZA, M. La poesía y la resurrección del mundo. Santiago, Chile: Fundación La Fuente, 2016. Disponível em < https://www.fundacionlafuente.cl/ponencias/marcela-carranza-la-poesia-y-la-resurreccion-del-mundo/. Acesso em maio de 2022.
CARRANZA, M. De sombra e assombro: O leitor como inventor. Cadernos Emília: Publicação on-line periódica. Ano 4, n. º6, 2021. Disponível em: < https://emilia.org.br/selo/caderno-emilia-n-o6-2021/>. Acesso em maio de 2022.
COLOMER, T. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. Antologia poética. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000.
MARCONDES, V. M. Um texto e muitas vozes: as crianças, o Pensar alto em Grupo e a construção de sentidos de poemas. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19337. Acesso em maio de 2022.
MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.
O’CONNOR, M. C.; MICHAELS, S. Shifting participant frameworks: orchestrating thinking practices in group discussion. In: HICKS, D. Discourse, Learning and Schooling. 1st edition Cambridge: Cambridge University Press; April 26, 1996.
PONTECORVO, C. Discutir, argumentar e pensar na escola: o adulto como regulador da aprendizagem. In: PONTECORVO, C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimentos e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.
QUEIRÓS, B. C. Sobre ler, escrever e outros diálogos. São Paulo: Global, 2019.
TEZZA, C. Poesia. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2020.
TOLSTÓI, L. O que é arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
ZANOTTO, M. S. O Processo de Compreensão da Metáfora na Formação dos Professores de Língua Materna. In: ZANOTTO, M. S.; CELANI, M. A. A. (orgs.). Linguística Aplicada: da Aplicação da Linguística à Linguística Transdisciplinar. São Paulo, EDUC, 1992.
ZANOTTO, M. S. Metáfora, Cognição e Ensino de Leitura. D.E.L.T.A., vol. 11, n. 2, 1995.
ZANOTTO, M. S. A construção de uma prática de letramento para o ensino e pesquisa de leitura da ‘metáfora’ em textos literários. In: LIMA, Aldo de (org.). A propósito da metáfora. Recife: Editora UFPE, 2014.
ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. Signum: Estudos da Linguagem, vol. 19, n. 1, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vivian Maria Marcondes, Mara Sophia Zanotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.