Relações dialógicas que (re) constroem o interesse pela leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64942

Palavras-chave:

pensar alto em grupo, dialogismo, responsividade, leitura, inclusão

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir epistemologicamente o Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 2014, 2016), um método de pesquisa e uma prática pedagógica, que promove e resgata o interesse pela leitura. Foi realizada uma investigação empírica, de natureza qualitativa, com alunos matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada na Zona Sul de São Paulo. Os dados evidenciaram que, ao participar das vivências de leitura, os alunos negociam e coconstroem os sentidos dos textos. Nesse processo, criam laços de alteridade e intersubjetividade, os quais auxiliam a resgatar o interesse pela leitura e promover a inclusão.

Biografia do Autor

Cleber Ferreira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Especial Inclusiva, ambas pela Uniasselvi. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cidade Verde. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Presidente Prudente, e em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental II e Médio. No Ensino Fundamental I tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Atuou (2014-2016) como Professor Tutor Presencial no curso de graduação em Letras da faculdade Anhanguera, no polo de apoio presencial de Mirante do Paranapanema. Atualmente, é Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Brasilândia- MS. Temas de interesse: Leitura, Formação do Leitor; Letramento; Formação Docente.

Marta Do Prado Marangoni, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestra em Linguística Aplicada (PUC-SP 2020), graduada (Licenciatura plena) em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Universidade São Marcos 1990) e tem especialização em Metodologia no Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER 2016). Atualmente é professora da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodrigues Dias Ltda. Possui 20 anos de experiência na área de Letras. Considera relevante cooperar com uma proposta de trabalho em consonância com a BNCC, pela qual o aluno é o protagonista no processo de construção do conhecimento. É mediadora do Pensar Alto em Grupo e seus interesses incluem estudos sobre os processos de leitura de textos metafóricos.

Referências

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Pulo do gato, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal/ Mikhail Mikhailovitch Bakhtin: prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 6ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

CAMERON, L. Metaphor in educational discourse. London/New York: Continuum, 2003.

CHIZZOTTI. A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FERRAREZI JÚNIOR, C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

KLEIMAN, Â. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989.

KRAMER, S. A educação como resposta responsável: apontamentos sobre o outro como prioridade. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.) Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2013.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação da tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras/EDUC. 2002.

MACHADO, A. R. et al. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

MARANGONI, M. P. O ensino da Língua Portuguesa com ênfase na leitura na transição do Ensino Fundamental I para o II. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.

MOURA, E. M. Leitura em Bakhtin e Paulo Freire – Palavras e mundos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

PENNAC, D. Como um romance. Trad. Werneck, Leny. Rio de Janeiro. Rocco, 1993.

PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M.C. (org.) Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas: Campinas: Mercado de Letras, 1998.

SOUZA, S. J. e; ALBUQUERQUE, E. D. P. Bakhtin e Pasolini: vida, paixão e arte. In: FREITAS, M. T. (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VARELLA, D. Síndrome Prader Willi. Uol.com. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de prader-willi/Acesso em: novembro/2023.

ZANOTTO, M. S. T. Metáfora e indeterminação: abrindo a caixa de Pandora In: MENEZES, V. L. (Org). Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 1998.

ZANOTTO, M. S. As múltiplas leituras da ‘metáfora’: desenhando uma metodologia de investigação. Revista Signo, 2014.

ZANOTTO, M. S. A construção de uma prática de letramento para o ensino e pesquisa de leitura da ‘metáfora’ em textos literários. In: LIMA, Aldo de (org.) A propósito da metáfora. Recife: Editora UFPE, 2014.

ZANOTTO, M. S. Uma investigação empírica sobre interpretação da metáfora/metonímia e o ensino-aprendizagem de leitura. In: GABRIEL, R; PELOSI, A. C. (Org.) Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. Florianópolis: Insular, 2016.

ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. In: Signum: Estudos Linguagem, Londrina, n. 191.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Guimarães, C. F., & Marangoni, M. D. P. (2023). Relações dialógicas que (re) constroem o interesse pela leitura . Intercâmbio, 54, e64942. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64942

Edição

Seção

Artigos