Os desafios enfrentados pelos monitores do clube de conversação do curso de português online para deslocados forçados da Ucrânia

Autores

  • Carla Diniz Lapenda Escola de idiomas Caju

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e69332

Palavras-chave:

Português como língua de acolhimento (PLAc), Ucrânia, deslocados forçados, falantes de ucraniano, relato de sala de aula

Resumo

O trabalho objetiva apresentar os desafios enfrentados por voluntários no ensino de português como língua de acolhimento a pessoas deslocadas forçadamente durante a guerra na Ucrânia que vieram ao Brasil. A análise foi feita com base nas respostas dos voluntários a um questionário sobre a experiência no clube de conversação online voltado a pessoas recém-chegadas da Ucrânia. A maioria dos voluntários tinha como primeira língua o português. Entre os desafios enfrentados destacam-se falta de material didático adequado ao público-alvo, dúvidas quanto à condução das aulas, pouca participação dos aprendentes e falta de uma língua de contato.

Biografia do Autor

Carla Diniz Lapenda, Escola de idiomas Caju

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Atualmente trabalha como professora de português língua não materna.

 

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Acervo digital do Museu da Língua Portuguesa, 2005. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf#page=26.31. Acesso em 24 set. 2024.

AMADO, R. de S. O ensino do português como língua de acolhimento para refugiados. Revista Siple, v. 4, n. 2, p. 1-6, 2013. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Amado_RS_16_2685141_OEnsinoDoPortuguesComoLinguaDeAcolhimentoParaRefugiados.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.

BRITISH COUNCIL. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil, 2013. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.

COELHO, A. de M. Descobrimento do Brasil. S/l, 8 out. 2022. Apresentação de Power Point. 14 slides. color.

COELHO, A. de M. O uso das tecnologias da informação no ensino da língua portuguesa para refugiados. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. Apresentação no simpósio temático Aquisição de português por falantes de línguas eslavas, 7 jun. 2024.

COSTA, E.; TAÑO, R. Ensino de português como língua de acolhimento a imigrantes e refugiados em São Paulo. Revista CBTecLE, v. 1, p. 75–97, 2017. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1054. Acesso em: 25 set. 2024. Acesso em: 25 set. 2024.

EF EPI. O Índice de proficiência em inglês da Education First. Education First – EF, 2023. Disponível em: https://www.ef.com.br/epi/. Acesso em: 30 jun. 2024.

EUZEBIO, U. Português como língua de acolhimento: reflexões sobre a prática da oralidade em oficinas para imigrantes e refugiados não alfabetizados. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, 104158-104172, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-167

FIORELLI, C. M. Convergências e especificidades na relação entre o ensino de português língua de acolhimento e línguas para fins específicos. 2022. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, SP, 2022.

FONTANA, A. C.; CAMARGO, B da S.; LOPEZ NUNES, M. I. Diferentes nomenclaturas de português como língua não materna. Revista de Estudos de Português Língua Internacional, v. 2, n. 1, p. 2-10, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63298. Acesso em: 12 ago. 2024.

GOOGLE ACADÊMICO. Disponível em: https://scholar.google.com.br/. Busca feita em 30 jun. 2024.

GROSSO, M. J. dos R. Língua de acolhimento no contexto migrante português. Em: SOUZA, R. F. de; COURA-SOBRINHO, J.; DINIZ, M. B. N. P. (Org.). Português como língua de acolhimento: práticas e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021. p. 11-16. Disponível em: https://www.sri.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/84/2022/11/Portugues-como-lingua-de-acolhi-Romulo-Francisco-de-Souza-Jero_compressed.pdf#page=13.15. Acesso em: 29 jun. 2024.

INTERFAX-UKRAINE. Opytuvannia: Ponad polovyna ukraїntsіv hoche dyvytysia fіl'mi z ukraїns'kym dubliajem [Mais da metade dos ucranianos querem assistir aos filmes dublados em ucraniano]. Interfax-Ukraine, 26 jul. 2023. Disponível em: https://interfax.com.ua/news/press-conference/925184.html. Acesso em: 30 jun. 2024.

LAPENDA, C. D. 31 de outubro: dia do Saci Pererê. S/l, 5 nov. 2022. Apresentação de Power Point. 17 slides. color.

LATYSH, Yurii. Descolonização da memória histórica na Europa central e oriental durante a guerra russo-ucraniana. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. [Anais...]. Irati, PR: UNICENTRO, 2024. p. 450-464. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Arquivos/car_arquivo/19_09_2024_documento_1455384127.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.

MARCELINO, A. F. B.; SILVA, L. da. Questionar e subverter práticas colonialistas na sala de aula: a análise crítica de necessidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento. Revista Perspectiva, v. 41, n. 1, p. 1–24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/92555. Acesso em: 11 jul. 2024.

MARTINS, R. S. Lâmpadas: diferenças e economia. S/l, 18 mar. 2023. Apresentação de Power Point. 10 slides. color.

MARTINS, R. S. O curso de PLAC como um espaço de apoio para deslocados da guerra da Ucrânia. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. Apresentação no simpósio temático Aquisição de português por falantes de línguas eslavas, 7 jun. 2024.

MAZZINI, N.; BRITTO, N. M. P. Projeto “Pontes com a Ucrânia”: a produção de materiais didáticos digitais para o ensino de português do Brasil para deslocados forçados da guerra. Intercâmbio, v. 56, 2024.

MORETH DE SANTANA, M. Estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento a migrantes e refugiados em Roraima. Revista EntreLetras, v. 15, n. 1, p. 189–205, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/17667. Acesso em: 11 jul. 2024.

NOVASKI, E.; WERNER, M. P. Abordagem cultural na aula de língua estrangeira. Revista de Letras, n. 14, 2011.

ORLANDI, M. F.; MAZZINI, N. Objetos da cozinha: preposições. S/l, 18 jun. 2022. Apresentação de Power Point. 40 slides. color.

PEREIRA, G. F. O português como língua de acolhimento e interação: a busca pela autonomia por pessoas em situação de refúgio no Brasil. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 17, n. 1, 1-17, 2017. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10248. Acesso em: 30 maio 2024.

PERNA, C. B. L.; ANDRIGHETTI, G. H. As escolhas envolvidas no ensino de PLAC: o que nossas aulas têm a dizer? Em: L. C. Ferreira et al (Orgs). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019.

RUSEISHVILI, S.; RYAZANTSEV, S. Transcontinental trajectories: Exploring Russian war-induced migration dynamics in Brazil. International Migration, v. 62, n. 6, p. 189–210, 2024. https://doi.org/10.1111/imig.13322

SKOROBOGATOVA, A. S. Abordagem para o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc) no nível iniciante: o caso das mulheres ucranianas adultas deslocadas forçadas da guerra. Intercâmbio, v. 56, 2024.

SMIRNOVA HENRIQUES, A.; TESKO, V. Ucranianos em fuga da guerra: adaptação no Brasil e aquisição de português. Em: JALLAGEAS, N.; GOMIDE, B. (Orgs.). Ensaios sobre a Guerra Rússia/Ucrânia. São Paulo: Kinoruss, 2022.

SMIRNOVA HENRIQUES, A.; TESKO, V. Um panorama dos deslocados forçados ucranianos no Brasil após dois anos da invasão da Ucrânia em larga escala. Intercâmbio, v. 56, 2024.

SMIRNOVA HENRIQUES, A.; YERMALAYEVA FRANCO, V.; LOPES VILLAÇA, V.; MARTINS, R. A organização do curso de português para os deslocados forçados da Ucrânia: temas, abordagens, desafios. Intercâmbio, v. 56, 2024.

YOUGLISH. Disponível em: https://pt.youglish.com/portuguese. Busca feita em 30 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Lapenda, C. D. (2024). Os desafios enfrentados pelos monitores do clube de conversação do curso de português online para deslocados forçados da Ucrânia. Intercâmbio, 56, e69332. https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e69332