The challenges faced by instructors when running the conversation club of the online portuguese course for forcibly displaced persons from Ukraine
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e69332Keywords:
Portuguese as a welcoming language, Ukraine, forcibly displaced persons, speakers of ukrainian language, classroom reportAbstract
The paper aims to present the challenges faced by volunteers teaching Portuguese as a welcoming language to the persons forcibly displaced during the war in Ukraine who have come to Brazil. The analysis was based on the volunteers' responses to a questionnaire about their experience when running the online conversation club for newly arrived Ukrainians. The first language of most volunteers was Portuguese. The main challenges were a lack of teaching material suitable for this type of students, uncertainty about the best manner of running the course, little participation from the learners and a lack of a contact language.
References
ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Acervo digital do Museu da Língua Portuguesa, 2005. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf#page=26.31. Acesso em 24 set. 2024.
AMADO, R. de S. O ensino do português como língua de acolhimento para refugiados. Revista Siple, v. 4, n. 2, p. 1-6, 2013. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Amado_RS_16_2685141_OEnsinoDoPortuguesComoLinguaDeAcolhimentoParaRefugiados.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.
BRITISH COUNCIL. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil, 2013. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.
COELHO, A. de M. Descobrimento do Brasil. S/l, 8 out. 2022. Apresentação de Power Point. 14 slides. color.
COELHO, A. de M. O uso das tecnologias da informação no ensino da língua portuguesa para refugiados. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. Apresentação no simpósio temático Aquisição de português por falantes de línguas eslavas, 7 jun. 2024.
COSTA, E.; TAÑO, R. Ensino de português como língua de acolhimento a imigrantes e refugiados em São Paulo. Revista CBTecLE, v. 1, p. 75–97, 2017. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1054. Acesso em: 25 set. 2024. Acesso em: 25 set. 2024.
EF EPI. O Índice de proficiência em inglês da Education First. Education First – EF, 2023. Disponível em: https://www.ef.com.br/epi/. Acesso em: 30 jun. 2024.
EUZEBIO, U. Português como língua de acolhimento: reflexões sobre a prática da oralidade em oficinas para imigrantes e refugiados não alfabetizados. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, 104158-104172, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-167
FIORELLI, C. M. Convergências e especificidades na relação entre o ensino de português língua de acolhimento e línguas para fins específicos. 2022. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, SP, 2022.
FONTANA, A. C.; CAMARGO, B da S.; LOPEZ NUNES, M. I. Diferentes nomenclaturas de português como língua não materna. Revista de Estudos de Português Língua Internacional, v. 2, n. 1, p. 2-10, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63298. Acesso em: 12 ago. 2024.
GOOGLE ACADÊMICO. Disponível em: https://scholar.google.com.br/. Busca feita em 30 jun. 2024.
GROSSO, M. J. dos R. Língua de acolhimento no contexto migrante português. Em: SOUZA, R. F. de; COURA-SOBRINHO, J.; DINIZ, M. B. N. P. (Org.). Português como língua de acolhimento: práticas e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021. p. 11-16. Disponível em: https://www.sri.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/84/2022/11/Portugues-como-lingua-de-acolhi-Romulo-Francisco-de-Souza-Jero_compressed.pdf#page=13.15. Acesso em: 29 jun. 2024.
INTERFAX-UKRAINE. Opytuvannia: Ponad polovyna ukraїntsіv hoche dyvytysia fіl'mi z ukraїns'kym dubliajem [Mais da metade dos ucranianos querem assistir aos filmes dublados em ucraniano]. Interfax-Ukraine, 26 jul. 2023. Disponível em: https://interfax.com.ua/news/press-conference/925184.html. Acesso em: 30 jun. 2024.
LAPENDA, C. D. 31 de outubro: dia do Saci Pererê. S/l, 5 nov. 2022. Apresentação de Power Point. 17 slides. color.
LATYSH, Yurii. Descolonização da memória histórica na Europa central e oriental durante a guerra russo-ucraniana. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. [Anais...]. Irati, PR: UNICENTRO, 2024. p. 450-464. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Arquivos/car_arquivo/19_09_2024_documento_1455384127.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.
MARCELINO, A. F. B.; SILVA, L. da. Questionar e subverter práticas colonialistas na sala de aula: a análise crítica de necessidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento. Revista Perspectiva, v. 41, n. 1, p. 1–24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/92555. Acesso em: 11 jul. 2024.
MARTINS, R. S. Lâmpadas: diferenças e economia. S/l, 18 mar. 2023. Apresentação de Power Point. 10 slides. color.
MARTINS, R. S. O curso de PLAC como um espaço de apoio para deslocados da guerra da Ucrânia. Em: Simpósio Internacional dos Estudos Eslavos, 7, 2024, Irati. Apresentação no simpósio temático Aquisição de português por falantes de línguas eslavas, 7 jun. 2024.
MAZZINI, N.; BRITTO, N. M. P. Projeto “Pontes com a Ucrânia”: a produção de materiais didáticos digitais para o ensino de português do Brasil para deslocados forçados da guerra. Intercâmbio, v. 56, 2024.
MORETH DE SANTANA, M. Estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento a migrantes e refugiados em Roraima. Revista EntreLetras, v. 15, n. 1, p. 189–205, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/17667. Acesso em: 11 jul. 2024.
NOVASKI, E.; WERNER, M. P. Abordagem cultural na aula de língua estrangeira. Revista de Letras, n. 14, 2011.
ORLANDI, M. F.; MAZZINI, N. Objetos da cozinha: preposições. S/l, 18 jun. 2022. Apresentação de Power Point. 40 slides. color.
PEREIRA, G. F. O português como língua de acolhimento e interação: a busca pela autonomia por pessoas em situação de refúgio no Brasil. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 17, n. 1, 1-17, 2017. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10248. Acesso em: 30 maio 2024.
PERNA, C. B. L.; ANDRIGHETTI, G. H. As escolhas envolvidas no ensino de PLAC: o que nossas aulas têm a dizer? Em: L. C. Ferreira et al (Orgs). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019.
RUSEISHVILI, S.; RYAZANTSEV, S. Transcontinental trajectories: Exploring Russian war-induced migration dynamics in Brazil. International Migration, v. 62, n. 6, p. 189–210, 2024. https://doi.org/10.1111/imig.13322
SKOROBOGATOVA, A. S. Abordagem para o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc) no nível iniciante: o caso das mulheres ucranianas adultas deslocadas forçadas da guerra. Intercâmbio, v. 56, 2024.
SMIRNOVA HENRIQUES, A.; TESKO, V. Ucranianos em fuga da guerra: adaptação no Brasil e aquisição de português. Em: JALLAGEAS, N.; GOMIDE, B. (Orgs.). Ensaios sobre a Guerra Rússia/Ucrânia. São Paulo: Kinoruss, 2022.
SMIRNOVA HENRIQUES, A.; TESKO, V. Um panorama dos deslocados forçados ucranianos no Brasil após dois anos da invasão da Ucrânia em larga escala. Intercâmbio, v. 56, 2024.
SMIRNOVA HENRIQUES, A.; YERMALAYEVA FRANCO, V.; LOPES VILLAÇA, V.; MARTINS, R. A organização do curso de português para os deslocados forçados da Ucrânia: temas, abordagens, desafios. Intercâmbio, v. 56, 2024.
YOUGLISH. Disponível em: https://pt.youglish.com/portuguese. Busca feita em 30 jun. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carla Diniz Lapenda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.