Curso “SOS Português” na Universidade de Lisboa

uma iniciativa de acolhimento a refugiados da Ucrânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e70265

Palavras-chave:

Ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), nível elementar de língua (A1/A2), deslocados forçados da Ucrânia, criação de materiais didáticos, relato de sala de aula

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar de que forma foi levada a cabo uma iniciativa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, proposta por um grupo de docentes do Centro de Línguas e Culturas Eslavas, com o apoio do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da mesma universidade, no contexto de acolhimento a deslocados forçados da Ucrânia em Portugal. De forma sucinta, descreve-se a estrutura do curso e materiais didáticos, bem como um exemplo de metodologia aplicada em sala de aula, face à especificidade do público-alvo e às dificuldades observadas, quer no plano psicológico, quer no plano didático.

Biografia do Autor

Gueorgui Hristovsky , Universidade de Lisboa

Possui licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (1981), mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva – Fonologia e Prosódia (1990) e doutoramento em Linguística Geral (2001), todos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem a fonologia do português e de outras línguas, a linguística eslava, a linguística comparada e as interfaces entre fonologia, morfologia e fonética. Tem também investigado a aquisição de língua segunda (L2), tendo realizado alguns trabalhos em sociologia da comunicação (comunicação multimodal) e participado num projeto de Inteligência Artificial. Na sua investigação procura utilizar modelos teóricos mais recentes, explorando a aplicação prática dos resultados. Atualmente, é professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Fonologia (licenciatura, mestrado e doutoramento), Linguagem e Comunicação e Introdução à Linguística Eslava (licenciatura).

Ana Prokopyshyn, Universidade de Lisboa

Possui licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (2006) e mestrado em Linguística (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação inserem-se na esfera da língua portuguesa e da eslavística, incluindo áreas como a sintaxe e a aquisição de língua segunda (L2). É coautora de manuais didáticos para ensino de Russo e de Português como língua estrangeira, (co)autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais, é consultora linguística no «Ciberdúvidas da Língua Portuguesa» e tem colaborado em vários trabalhos de tradução (técnica e literária). Atualmente, é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Língua e Cultura Russas, Introdução à Linguística Eslava e Tópicos de Literaturas Eslavas.

Nailia Baldé , Universidade de Lisboa

Possui licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (2007), mestrado em Linguística (2011) e doutoramento em Linguística Educacional (2019), todos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem a sintaxe na aquisição de russo como L2 por falantes nativos de português ou de português como L2 por falantes nativos de russo. Tem também realizado alguns trabalhos na área de tradução, tendo sido publicados as traduções da sua autoria de “Almas Mortas” de Gogol e de “Contos Escolhidos” de Babel. É coautora do complexo didático “Dialog” destinado aos aprendentes de russo como LE. Atualmente, é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Língua Russa, Tradução Literária Russo - ¬Português (mestrado) e Introdução à Linguística Eslava (licenciatura).

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Hristovsky , G., Prokopyshyn, A., & Baldé , N. (2025). Curso “SOS Português” na Universidade de Lisboa: uma iniciativa de acolhimento a refugiados da Ucrânia. Intercâmbio, 56, e70265. https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e70265