Curso “SOS Português” na Universidade de Lisboa
uma iniciativa de acolhimento a refugiados da Ucrânia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e70265Palavras-chave:
Ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), nível elementar de língua (A1/A2), deslocados forçados da Ucrânia, criação de materiais didáticos, relato de sala de aulaResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar de que forma foi levada a cabo uma iniciativa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, proposta por um grupo de docentes do Centro de Línguas e Culturas Eslavas, com o apoio do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da mesma universidade, no contexto de acolhimento a deslocados forçados da Ucrânia em Portugal. De forma sucinta, descreve-se a estrutura do curso e materiais didáticos, bem como um exemplo de metodologia aplicada em sala de aula, face à especificidade do público-alvo e às dificuldades observadas, quer no plano psicológico, quer no plano didático.
Referências
AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). Pedido de Proteção Temporária, 2022. Disponível em: https://sefforukraine.sef.pt/. Acesso em: 20 nov. 2024.
Aprender a Pronúncia do Português Europeu, Guia Completo, 2024. Disponível em: https://european-portuguese.info/pt/. Acesso em: 20 nov. 2024.
BAYAN, A. M.; BAYAN, H. J. Caderno de Formação, Propostas de Atividades e Exercício. Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 2015.
CÂMARA MUNICUPAL DE LISBOA. Projeto Lisboa com a Ucrânia, 2023. Disponível em: https://www.lisboa.pt/lisboa-com-a-ucrania. Acesso em: 15 mar. 2023.
CAO, Y.; ZHOU, C.; HRISTOVSKY, G. Exploring the Phonetic Context Effects on the Production of Portuguese /ɾ/ by L1-Mandarin Learners. In: SKARNITZL, Radek; VOLÍN, Jan (Eds.). Proceedings of the 20th International Congress of Phonetic Sciences. Guarant International, 2023. p. 2472-2476. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/ChaoZhou16/publication/370230928_Exploring_the_Phonetic_Context_Effects_on_the_Production_of_Portuguese_r_by_L1Mandarin_Learners/links/64df0efdcaf5ff5cd0c3a263/Exploring-the-Phonetic-Context-Effects-on-the-Production-of-Portuguese-r-by-L1-Mandarin-Learners.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
CAPLE, Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira. Projeto CAPLE, 2023. Disponível em: https://caple.letras.ulisboa.pt/. Acesso em: 15 mar. 2023.
CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESLAVAS (CLCE), 2023. Disponível em: https://centro-de-linguas-e-culturas-eslavas.webnode.pt/. Acesso em: 15 mar. 2023.
CONSELHO EUROPEU. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Edições Asa, 2001. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Vitaemo – Emergência Humanitária Ucrânia: Apoio em Letras, 2023. Disponível em: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/destaques/1951-vitaemo-emergencia-humanitaria-ucrania-apoio-em-letras. Acesso em: 15 mar. 2023.
FLEGE, J. E. Second language speech learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, Winifred (Ed.). Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium (MD): York Press, 1995. p. 233-277.
GROSSO, M. J. dos R. O Discurso Metodológico do Ensino do Português em Macau a Falantes de Língua Materna Chinesa. 1999. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
GROSSO, M. J. dos R. As competências do Utilizador elementar no contexto de acolhimento. Língua Portuguesa e Integração, 2007. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/13609/1/atas%20do%20seminario_lingua%20portuguesa%20e%20integracao.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
GROSSO, M. J.; TAVARES, A; TAVARES, M. O Português para Falantes de Outras Línguas. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/portugues_falantes_outras_linguas.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
INSTITUTO DE CULTURA E LÍNGUA PORTUGUESA. Curso gratuito de português para refugiados da Ucrânia, 2023. Disponível em: https://www.iclp.letras.ulisboa.pt/curso-gratuito-de-portugues-para-refugiados-da-ucrania/. Acesso em: 15 mar. 2023.
MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370–396, 1943.
MOHEBBI, H.; ALAVI, S. M. An Investigation into Teachers’ First Language Use in a Second Language Learning Classroom Context: A Questionnaire-based Study. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, v. 7, n. 4, p. 57-73, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269988859_An_Investigation_into_Teachers%27_First_Language_Use_in_a_Second_Language_Learning_Classroom_Context_A_Questionnaire-based_Study. Acesso em: 15 mar. 2023.
PROKOPYSHYN, A.; BALDÉ, N. SOS Potuguês. Nível de Sobrevivência. Lisboa: Centro de Línguas e Culturas Eslavas e Instituto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Apostila, 2022.
SUTULINA, L. G. Navchal'nyi posibnik z portugal'skoï movi [Manual de Português de Nível Inicial]. Dnipro: RVV DNU, 2012. Disponível em: http://www.slangschool.com.ua/Downloads/sutulina.posib.portu.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
TRUBETZKOY, N. Grunzüge der Phonologie. Güttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1939.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gueorgui Hristovsky , Ana Prokopyshyn, Nailia Baldé

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.