Percepção sobre a comunicação oral de mulheres em cargos de liderança
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70396Palavras-chave:
Liderança, comunicação, fonoaudiologia, voz, fala, estereotipagemResumo
RESUMO: a pesquisa teve como objetivo identificar as características da comunicação oral de mulheres em cargos de liderança, considerando recursos verbais (linguagem verbal) e recursos vocais (linguagem não verbal), que contribuem para a percepção de confiança, credibilidade e segurança. Observou-se que a naturalidade na fala, acompanhada do uso de jargões e/ou ruídos de comunicação e aliada ao uso estratégico dos recursos de ênfase, constitui uma característica fundamental para a boa aceitação por parte dos interlocutores. Os achados reforçam que além da compreensão do contexto de atuação do profissional, é essencial considerar aspectos prosódicos e estilísticos da comunicação, uma vez que a percepção positiva dos ouvintes está relacionada à capacidade de estabelecer conexão com o interlocutor por meio de uma fala natural e expressiva.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança, Comunicação, Fonoaudiologia, Voz, Fala, Estereotipagem
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