PHONOLOGICAL PROCESSES RELATED TO GRAPHO-PHONOLOGICAL CHOICES IN SCHOOL WRITING: A DIALOGUE BETWEEN THE CONTEXT AND THE LANGUAGE USE

Authors

Keywords:

phonological processes, school writing, context

Abstract

Phonological processes are a cognitive operation that occurs in speech and is characterized by the substitution and simplification of phonemes. This study aims to analyze the use of grapho-phonological choices in texts of 6th grade students. The analysis included texts produced in different didactic situations, inspired by Gender Pedagogy (Rose and Martin, 2012) and the language conception as a social act (Cagliari, 2010). The results reveal that phonological processes become responsible for the leakage of these processes in writing and point to the need for studies that broaden the student's phonological awareness.

Author Biographies

Maria do Rosário da Silva Albuquerque BARBOSA, Universidade de Pernambuco – UPE

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras ( PPGL-UPE Mata Norte) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da UPE Mata Norte. Coordenadora o curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa da UPE Mata Norte. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa, cadastrado pelo CNPq, CELLUPE - Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE, pesquisadora dos Grupos de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes, Linguagens (PUCSP) e MULTIPLUS - Sentidos e multimodalidades em gêneros midiáticos: por uma análise do discurso multimodal-sistêmico-funcional (UNIFESP). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística sistêmico-funcional, ensino de Língua Portuguesa, texto e gramática, texto visual e texto verbal, letramento digital, linguagem e educação e linguagem e trabalho em diferentes contextos sociais.

Maria Fabiana Bonfim LIMA SILVA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOUTORA em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL PUCSP em 2012 (Bolsa CNPq). Atualmente PROFESSORA ADJUNTO Nível I do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e em suas interfaces com a Lingüística, com ênfase em Fonética Acústica e Perceptiva, na integração de funções de respiração, deglutição e voz, atuando principalmente nos seguintes temas: voz; qualidade vocal ; voz profissional; distúrbios da voz; voz do professor; avalição perceptivo auditiva, análise acústica da voz e da fala; percepção da fala; medida da produção da fala; respiração, fonação. Com experiência em docência nas áreas de Voz profissional, Análise Acústica, Fonética e Fonologia, Análise perceptivo-auditiva da voz, Patologias da voz.

Published

2019-12-17

How to Cite

BARBOSA, M. do R. da S. A., LIMA SILVA, M. F. B., & SILVA, V. M. da. (2019). PHONOLOGICAL PROCESSES RELATED TO GRAPHO-PHONOLOGICAL CHOICES IN SCHOOL WRITING: A DIALOGUE BETWEEN THE CONTEXT AND THE LANGUAGE USE. Intercâmbio, 42. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42813

Issue

Section

Artigos