A HETEROGENEIDADE E A POSIÇÃO DO ENUNCIADOR NO DISCURSO DO MST SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Rosalina Brites de ASSUNÇÃO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

discurso, proposta de educação, heterogeneidade, interdiscurso.

Resumen

RESUMO: Este trabalho visa a demonstrar como se efetiva, nos enunciados que materializam o discurso do MST, o entrecruzamento dos vários discursos que constituem os fundamentos teóricos e ideológicos da proposta de educação básica para as escolas dos assentamentos. Adotam-se como aportes teóricos os estudos de Maingueneau (1993, 2008) e busca-se uma relação entre o interdiscurso proposto por Pêcheux (1990) na análise do discurso e a heterogeneidade constitutiva de Authier-Revuz (1990, 2004). O resultado da análise aponta que, em todo o discurso, há um apelo constitutivo e permanente à presença do outro.

ABSTRACT: This paper aims to demonstrate how the interweaving of the various discourses that embody the MST discourse is performed. This crisscrossing constitutes the ideological and theoretical foundation of the education proposal for elementary and high schools in the rural settlements. The theoretical frameworks adopted are: Maingueneau’s position (1993), and it also establishes a relationship between the interspeech proposed by Pêcheux in analysis discourse and the constitutive heterogeneity of Authier-Revuz (1990, 2004).  The analysis result shows that this discourse is "constitutively crossed by other discourses".

Publicado

2014-06-05

Cómo citar

ASSUNÇÃO, R. B. de. (2014). A HETEROGENEIDADE E A POSIÇÃO DO ENUNCIADOR NO DISCURSO DO MST SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA. Intercâmbio, 28. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/19650

Número

Sección

Artigos