ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE PRONÚNCIA DO INGLÊS PROVENIENTE DE UM LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Amaury Flávio SILVA LIAAC e LAEL – PUC/SP

Palabras clave:

Segmentos, Contexto Fonético, Acústica, Livro Didático, Co-articulação.

Resumen

As características de um dado segmento no ato da fala podem ser modificadas de acordo com o contexto fonético em que ele é produzido. Desse modo, o segmento /t/ da palavra can't no contexto "he can't take it anymore" pode ser co-articulado com o segmento /t/ da palavra seguinte, take, podendo, assim, não ser percebido auditivamente.  Entretanto, em um contexto como "I’ve already told you: I CAN’’T", em que o falante enfatiza a palavra can't, a consoante /t/ tem grandes chances de ser hiperarticulada e, portanto, acusticamente audível. Considerando-se a noção de que segmentos perceptivamente inaudíveis não são pronunciados, o objetivo deste trabalho é investigar, à luz da fonética acústica, as características articulatórias de doze segmentos constituídos de consoantes em adjacência, extraídos do CD de áudio de um livro didático em inglês. Nas instruções da atividade de pronúncia em questão, pede-se aos alunos que identifiquem os grafemas correspondentes aos sons não pronunciados. A análise acústica revelou que os segmentos considerados não pronunciados na folha de respostas do livro didático foram, na verdade, produzidos pelos falantes.

Publicado

2014-10-21

Cómo citar

SILVA, A. F. (2014). ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE PRONÚNCIA DO INGLÊS PROVENIENTE DE UM LIVRO DIDÁTICO. Intercâmbio, 29. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20962

Número

Sección

Artigos