BILINGUISMO NO BRASIL: SIGNIFICADO E EXPECTATIVAS

Autores/as

  • Marcello Marcelino

Palabras clave:

bilinguismo, aquisição, educação bilíngue

Resumen

O bilinguismo cresce no Brasil como um fenômeno e como uma tendência. Às vezes, no entanto, uma tendência pode ser confundida com um modismo a ser seguido por estar acontecendo em todos os lugares. Neste trabalho, analiso o contexto no qual o bilinguismo cresce, as razões aparentes de seu crescimento e para onde parece se direcionar. Ao longo do trabalho, farei referências ao (i) conceito de bilinguismo, muito debatido hoje em dia, (ii) as características ideais de uma escola bilíngue no contexto Brasileiro e (iii) os aspectos linguísticos de se utilizar uma L2 para instrução, que, em geral, são deixados fora da equação. Ao final do trabalho, faço uma reflexão acerca da importância de se propiciar à criança no contexto bilíngue um tipo de input ótimo, a fim de maximizar as chances de um aprendiz de desenvolver uma L2 o mais próximo possível da língua-alvo.

Publicado

2010-09-09

Cómo citar

Marcelino, M. (2010). BILINGUISMO NO BRASIL: SIGNIFICADO E EXPECTATIVAS. Intercâmbio, 19. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3487

Número

Sección

Artigos