TINHA UM “MAS” NO MEIO DO CAMINHO: ABORDAGEM FUNCIONAL DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS

Autores/as

  • Camilo Rosa SILVA Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

gramática funcional, ensino, conector “mas”

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir as funções do conector ”mas” a partir de dois focos: 1) descrever o comportamento do conector em contextos propícios à mudança gramatical; e 2) refletir sobre a incorporação de pressupostos funcionalistas ao ensino de gramática em aulas de português na educação básica. Os dados provêm dos corpora: Editoriais Jornalísticos do Século XX na Paraíba (Silva, 2005) e Linguajar do Sertão Paraibano (Stein et al., 2012). A perspectiva de análise é funcionalista, defendendo que o discurso deflagra a emergencialidade da gramática (Hopper, 1987). A análise dos usos do “mas” sugere possíveis inovações na prática pedagógica do professor da educação básica no que diz respeito ao ensino do uso desse conector.

Biografía del autor/a

Camilo Rosa SILVA, Universidade Federal da Paraíba

É vinculado à Universidade Federal da Paraíba, onde atua na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Funcional, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, situando-se na interface gramática e ensino.

Publicado

2019-09-12

Cómo citar

SILVA, C. R. (2019). TINHA UM “MAS” NO MEIO DO CAMINHO: ABORDAGEM FUNCIONAL DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS. Intercâmbio, 40. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44975

Número

Sección

Artigos