A PRODUÇÃO MULTIVOCALIZADA DE UMA FERRAMENTA PARA A MUDANÇA NA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Monica LEMOS Helsinki University - Faculty of Educational Sciences/ Center for Research on Activity Development and Learning, Siltavuorenpenger, 3A, +31626865889

Palabras clave:

Mudança na gestão educacional, Instrumentalidade, Plano de gestão, Multivocalidade

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o papel da multivocalidade na produção e avaliação de uma ferramenta, o plano de gestão, para a mudança na gestão educacional. Para tanto, instrumentalidade (Engeström, 1997; 2006) e multivocalidade (Bakhtin; Voloshinov, [1929] 1977; Engestöm, 1999) são consideradas como conceitos teóricos norteadores. A configuração dos dados compreende um levantamento em contexto educacional; o conteúdo e o significado do plano de gestão; e as gravações em vídeo de três encontros formativos nos quais os participantes - gestores educacionais - produzem e avaliam o plano de gestão. A análise discursiva compreende elementos de posicionamento de voz e interconexão de voz, o que possibilita retratar o uso de diferentes vozes para a produção e avaliação do plano em foco. Como resultado, discutimos a possibilidade de mudança na gestão educacional, dando voz a diferentes atores do sistema educacional.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

LEMOS, M. (2020). A PRODUÇÃO MULTIVOCALIZADA DE UMA FERRAMENTA PARA A MUDANÇA NA GESTÃO EDUCACIONAL. Intercâmbio, 46. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/52063